Combinações de Vinho para Vegetais de Raiz e Abóboras
(Esta seção também inclui vegetais saudáveis que não pertencem às categorias do título.)
Embora os vegetais de raiz possam contribuir para um prato saudável, os grandes tintos nem sempre são a melhor aposta. A batata-doce pode exigir um vinho mais maduro do que seria combinado com os outros elementos do prato. Experimente um rico Chardonnay, talvez da Austrália ou Sicília, ou um Viognier. Para os tintos, experimente um Grenache redondamente frutado ou uma mistura baseada em Grenache da Austrália ou dos EUA, ou talvez um Merlot frutado.
Com abóbora e abóbora, qualquer número de brancos cítricos e secos seria aceitável com uma sopa. Para pratos assados, experimente um Chardonnay californiano, Pinot Gris ou Viognier, ou um rico Pinot Gris da Nova Zelândia. Pastinagas também combinam bem com Viognier.
A berinjela (berinjela; na verdade, um membro da família das beladonas) é um dos vegetais mais carnudos e combina com uma variedade de brancos e tintos ousados, incluindo Primitivo e Sangiovese. Pratos frios de berinjela, como baba ganoush, são melhores com um vermelho claro ou rosé. Para partidas de abobrinha (courgette) consulte nossa seção de Saladas Verdes e Legumes, bem como Pratos à Base de Tomate.
Couve-flor é na verdade uma brássica, e todos os seus parentes (couve, brócolis, etc) são tratados na seção Saladas Verdes e Legumes. Mas, especialmente quando cozido lentamente, é um vegetal muito amigo do vinho, e uma variedade dos vinhos mencionados acima provavelmente fornecerá uma combinação eficaz.
E a humilde batata? Este é um ingrediente como macarrão ou arroz, que forma uma espécie de tela em branco. No entanto, recomendamos que você confira as várias receitas on-line para assar batatas no vinho – e depois termine a garrafa enquanto as come.
Três principais opções:
- Viognier, Paso Robles, EUA;
- Primitivo, Salento IGT, Itália;
- Pinot Gris, Marlborough, Nova Zelândia