Combinações de Vinhos para Cheddar e Gruyère
Aqui, estamos falando de uma ampla variedade de queijos salgados e de nozes (não apenas os duros), que são todos relativamente amigáveis ao vinho.
Todos, exceto os exemplos mais fortes e salgados, devem fornecer uma combinação razoável com uma ampla seleção de vinhos, embora brancos ricos e de carvalho possam ser os favoritos, incluindo vários exemplos com Chardonnay e Sauvignon Blanc (com ou sem Semillon). Combinaríamos um Meursault decente com um bom Gruyère.
Um Rioja branco da uva Viura, principalmente se tiver algum envelhecimento em carvalho, combina bem com queijos do tipo cheddar e queijos mais fortes, lavados com casca, como tomme, ou um prato como raclette.
A uva suíça Chasselas está fortemente associada ao fondue, e combinam com muitos queijos desta categoria. Exemplos de Chasselas da Alemanha, leste da França e outras regiões também devem funcionar bem, enquanto a variedade de uva Petite Arvine tende a produzir vinhos mais robustos e combina com uma raclette. Na região do Jura, o queijo Comté é de nozes com notas de toffee e é classicamente combinado com o Vin Jaune tipo Sherry, mas também será ótimo com os brancos mencionados acima.
O cheddar pode ter uma mordida muito salgada para vinhos Bordeaux tintos mais tânicos ou similares com muita espinha dorsal. No entanto, com um queijo mais suave, você pode combinar com segurança qualquer número de tintos. Red Rioja é uma opção bastante familiar tomada no Reino Unido.
Três principais recomendações:
- Meursault, Borgonha, França;
- Chasselas, Valais, Suíça;
- Sauvignon-Semillon, Margaret River, Austrália Ocidental.