Harmonização de Vinhos para Bolos e Creme

Nesta seção, temos em mente o tipo de bolo que se pode ter em um chá da tarde tradicional e sobremesas leves semelhantes. Claro que as grandes variações possíveis significam que você também pode precisar consultar nossas peças sobre Harmonização de Vinhos para Chocolate e Caramelo e para Sobremesas à Base de Frutas.

Um grande polivalente para bolos de esponja mais leves – incluindo aqueles com sabor cítrico – doces finos e delícias semelhantes é o Moscato d'Asti, do Piemonte. Seu baixo teor alcoólico, doçura moderada e caráter levemente cintilante o tornam uma ótima alternativa ao chá ou café. Um Prosecco extra-seco também pode funcionar bem enquanto, para o melhor chá da tarde (que também inclui pequenos sanduíches), você pode abrir uma garrafa de champanhe – demi-sec funciona melhor. Os cupcakes podem ser muito doces, mesmo para vinhos de sobremesa completos, embora para os de chocolate, veja em outro lugar.

Para bolo Madeira e bolos de nozes, um Porto Tawny ou um Colheita (tawny vintage) são uma escolha de luxo. O vinho da Madeira também é uma opção, e também fica ótimo com bolos de frutas. Ambos podem ir bem com um bolo de café. Obviamente, o pão de gengibre pode ser combinado com bebidas com sabor de gengibre, mas um licor de Muscat pode funcionar bem com bolos mais picantes.

Bolos e sobremesas à base de laticínios geralmente apresentam uma tela em branco e, portanto, aromas e coberturas precisam ser levados em consideração. Um cheesecake simples combina bem com muitos dos vinhos fortificados mencionados acima.

Três principais opções:

  • Moscato d'Asti, Piemonte, Itália;
  • Madeira (Tinta Negra Mole), Portugal;
  • Champanhe Demi-Sec, França