Harmonização de Vinhos para Cogumelos

Cogumelos se encaixam amplamente nos mesmos jogos que legumes assados: eles podem estar entre os melhores ingredientes que um cozinheiro pode usar para exibir um ótimo vinho.

O botão padrão e os cogumelos castanhos devem combinar com a maioria dos tintos e brancos mais ricos, especialmente se a comida for servida em um molho cremoso (um Soave pode servir aqui). Um tinto fresco e de corpo médio, como Beaujolais Villages, Bourgogne Rouge ou Bourgueil, pode ser a escolha certa, e qualquer número de vinhos brancos pode servir, embora um rico Chardonnay, talvez de Carneros, possa ser o melhor, e certamente parece o melhor. melhor combinação para sopa cremosa de cogumelos ou quiche.

Cogumelos carnudos têm a qualidade de um bife; um Portobello vai bem com qualquer tinto forte e pode ser a melhor aposta se você tiver uma boa garrafa de Bordeaux. Para os cogumelos italianos mais terrosos, como o porcini, você pode optar por um vermelho mais terroso, como o Barbaresco, e o Sangiovese funciona particularmente bem com risoto de cogumelos da Toscana e pizza de cogumelos de qualidade. Um vinho mais pesado, como Chianti Rufina ou Vino Nobile di Montepulciano, pode resistir ao prato mais robusto de carne e cogumelos.

Voltando-se para a culinária asiática, os cogumelos ostra e shiitake com molho de soja costumam aparecer como componente de um prato mais complexo. Um champanhe à base de Pinot Noir pode mostrar características semelhantes de soja e vegetais e é um bom polivalente para o resto do prato.

As trufas têm um perfume pronunciado de terra e nozes; quanta trufa é usada na receita e o grau em que o creme é adicionado podem permitir uma variedade de combinações. No entanto, o custo deste ingrediente leva a garrafas mais finas – combinações clássicas seriam Barbaresco ou um fino Borgonha tinto com alguma idade de garrafa.

Três principais opções:

  • Vino Nobile di Montepulciano, Toscana, Itália;
  • Bordeaux Superior (Vermelho), França;
  • Chardonnay, Carneros, EUA