Harmonização de Vinhos para Peixes Brancos
Um branco seco e crocante é um bom ponto de partida para harmonizar com peixe branco, mas molhos e especiarias podem empurrá-lo para outros estilos, e é importante lembrar que algumas espécies são mais delicadas do que outras.
Refrescantes, os brancos cítricos são provavelmente a melhor opção para peixes mais delicados e suaves, como o robalo e o linguado. Exemplos de vinhos podem incluir Verdejo de Rueda na Espanha e brancos portugueses como o Vinho Verde. Veja nossa seção Harmonização de Vinhos para Mariscos, Caranguejos e Lagostas para outras opções possíveis.
Peixes em lascas um pouco mais pesados, como truta, peixe-gato e pargo (observe que alguns deles também podem aparecer em nossa seção Harmonização de Vinhos para Peixes Carnudos e Oleosos) podem ser combinados com um vinho branco mais aromático ou encorpado, envelhecido em carvalho. Brut Champagne funcionaria bem na maioria das situações, assim como o espumante Franciacorta do norte da Itália.
As combinações acima certamente lidarão com molhos à base de manteiga e creme. Molhos doces e frutados devem ser combinados com um vinho com um pouco mais de doçura. Peixes com crosta de especiarias ou caril de peixe suave são melhores com um Riesling frutado (consulte Combinações de vinhos para pimentas e alimentos picantes quentes), rosé redondo suave ou um tinto mais claro que você poderia combinar apenas com um peixe mais carnudo ou de caça.
Três principais opções:
- Chablis Premier Cru Vaillons, Borgonha, França.
- Rueda Verdejo, Espanha.
- Franciacorta , Lombardia, Itália.