Vinho Niagara
Niagara é uma variedade híbrida de pele clara cultivada principalmente no nordeste dos Estados Unidos, particularmente na região dos Grandes Lagos. Foi criado no condado de Niagara, em Nova York, em meados do século XIX, a partir da variedade de uva Concord (provavelmente um cruzamento entre uma variedade selvagem de Vitis labrusca e uma variedade desconhecida de Vitis vinifera) e a labrusca Cassady. Os vinhos feitos de Niagara são leves e aromáticos com um aroma "foxy".
A variedade é útil no vinhedo, pois é de alto rendimento e resistente aos invernos rigorosos e continentais sentidos nas regiões mais interiores dos EUA. É plantada amplamente na região de Finger Lakes , na parte alta de Nova York e ao longo da margem do lago de Michigan, e em ambas as regiões fica em segundo plano para Riesling . Na verdade, a maioria das uvas Niagara nesses dois estados são destinadas à mesa e não à garrafa – a Niagara é amplamente usada em compotas e geleias, bem como para comer.
As uvas Niagara também chegaram aos vinhedos de vários outros estados americanos: o Lake Erie AVA, que se estende até a Pensilvânia e Ohio, possui plantações, e muito mais a oeste, Niagara também é cultivada com sucesso no Oregon.
Niagara é encontrada plantada em algumas outras partes do mundo, embora em quantidades muito menores – tanto o Brasil quanto o Canadá têm pequenas áreas deste híbrido americano.
Sinônimos para Niagara incluem: Niagara White, White Concord.
Jogos de comida para Niagara incluem:
- Amêijoas ao vapor em vinho branco
- Salada Waldorf
- Queijos de sabor suave como gouda