Vinho Semillon
Semillon é um dos heróis desconhecidos do mundo do vinho. A uva de casca dourada produz os vinhos doces mais famosos e reverenciados da França. Notavelmente os vinhos de sobremesa de longa duração e caros de Sauternes, bem como alguns dos maiores vinhos brancos secos da Austrália (especificamente os do Hunter Valley). E, no entanto, poucos Semillons entre esses dois extremos atraem muita atenção.
O vinho Semillon mais pesquisado em nosso banco de dados é o Château Climens Grand Vin de Sauternes.
Regiões de Semillon
A casa da uva é Bordeaux, e na década de 1960 foi plantada mais do que qualquer outra variedade lá. É aqui na costa atlântica que Semillon dá sua expressão mais famosa: os vinhos de Sauternes afetados por botrytis. Manhãs de neblina seguidas de tardes ensolaradas estimulam o desenvolvimento de Botrytis cinerea, levando a vinhos deliciosos e duradouros que são alguns dos mais colecionáveis do mundo.
Na costa oeste da Austrália, Semillon é usado prolificamente em Margaret River, misturado com Sauvignon Blanc para produzir o duo Bordeaux. No Hunter Valley, ao norte de Sydney, alguns dizem que uma certa quantidade de chuva é realmente benéfica para a produção de Semillon sem carvalho. Os melhores Hunter Valley Semillons têm uma acidez tão alta que costumavam ser chamados de Hunter Valley Riesling , embora pareça haver menos confusão nos dias de hoje. Estes vinhos são alguns dos vinhos brancos secos mais duradouros do mundo.
Os vinhos secos de Semillon também são encontrados em Graves e, em menor grau, nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Chile e África do Sul. Na verdade, Semillon já foi a variedade mais difundida na África do Sul e no Chile, mas a mudança de gostos viu as plantações diminuir drasticamente nos últimos 150 anos.
Semillon na adega
Quando vinificado, o vinho doce feito de Semillon pode assumir uma infinidade de sabores, principalmente frutas de caroço, como damasco, pêssego, nectarina e manga, com notas secundárias de frutas cítricas, nozes e mel. Talvez a característica mais marcante do vinho seja sua textura sedosa, causada pela concentração de açúcar e glicerol.
Como vinho seco, Semillon exige um conjunto único de condições para fazer um vinho de qualidade. Muitas vezes sem o ácido necessário para equilibrar seu peso, Semillon é muitas vezes misturado com Sauvignon Blanc. A Muscadelle também é adicionada para realçar o sabor frutado do Bordeaux Blend branco. Os vinhos Semillon intensamente estruturados podem ser envelhecidos em barris, enquanto os exemplos mais frescos são tipicamente fermentados em aço inoxidável.
Semillon na vinha
A uva de casca grossa é caracterizada por suas cores outonais na vinha. Semillon é vigoroso e fácil de cultivar, e brota mais tarde (mas amadurece mais cedo) do que seu parceiro de mistura mais comum, Sauvignon Blanc. Embora a fruta seja geralmente verde-dourada brilhante, não é incomum encontrar bagas cor de rosa e cobre na época da colheita.
Quando as uvas Semillon são afetadas pela podridão nobre de Botrytis cinerea , elas assumem tons mais escuros e texturas retorcidas; os viticultores veem a visão com antecipação e entusiasmo.
Sinónimo de Semillon
África do Sul: A partir do século XVII, Semillon era conhecido coloquialmente como Groendruif, que se traduz em 'a uva verde'. Foi tão prolificamente plantado que uma população saudável de vinhas Semillon Gris se estabeleceu - uma mutação de Sémillon que tem bagas vermelho-rosadas, que se acredita serem uma resposta a um alto volume de horas de sol.
Não confundir com: Semillon Rouge; um sinônimo para Merlot em Bordeaux.
Outros sinônimos incluem: Málaga, Chevrier, Columbier, Blanc Doux, Wyndruif.
Melhores combinações de comida para Semillon
Para o Semillon ao estilo de sobremesa, recomenda-se que a safra seja levada em consideração ao emparelhar com comida. A presença e o nível de infecção por botrytis afetam a acidez e, portanto, os grupos de alimentos e sabores adequados para combinar. Vintages de botrytis de baixo nível e acidez mais alta têm características mais diretas e combinam com uma variedade mais ampla de pratos salgados.
As safras de alta botrytis têm um nível de complexidade que exige uma harmonização mais atenta. Além do clássico foie gras ou queijo Roquefort, Semillon combina com alho-poró, aspargos, ostras e pratos asiáticos levemente condimentados.
Se combinar com uma sobremesa, recomenda-se que o Semillon estilo sobremesa seja combinado com um prato com componentes de sabor neutros para contrastar com o paladar rico e denso. Tortas à base de frutas ou pavlova funcionam bem.
Como vinho de mesa, o Semillon combina com uma ampla variedade de frutos do mar, carne de porco, vitela e frango. A acidez do Semillon é capaz de cortar pratos ricos em creme ou queijo. Carbonara, pomme aligot ou risoto de parmigiano-reggiano combinam perfeitamente.