Vinho Tinto Bordeaux Blend

Um Bordeaux Blend, em sua forma mais básica, é qualquer combinação dessas variedades de uvas normalmente usadas para fazer os vinhos tintos de Bordeaux. A frase, que parece ter se originado com os comerciantes de vinho britânicos no século 19, refere-se tanto aos vinhos feitos a partir da mistura quanto à própria combinação de variedades de uvas.

Longe de ser um termo oficialmente definido ou legal, quase nunca é usado para fins de rotulagem de vinhos (embora ocasionalmente apareça nos contra-rótulos). Seu equivalente nos Estados Unidos é Meritage , que não é apenas legalmente definido, mas também uma marca registrada.

Red Bordeaux Blends são conhecidos por sua estrutura poderosa e sabores profundos. Frutas escuras e bagas, como ameixa e groselha, são comumente usadas para descrever os sabores do Bordeaux vermelho, embora haja uma gama ilimitada de termos atribuídos a eles. Os taninos tendem a ser relativamente altos nestes vinhos, dando-lhes uma estrutura firme.

O Cabernet Sauvignon é amplamente aceito como um componente obrigatório de qualquer Blend Bordeaux, com o Merlot logo atrás. Na verdade, a maioria dos vinhos Bordeaux Blend são muitas vezes feitos exclusivamente a partir de uma mistura dessas duas variedades. Os demais componentes são Cabernet Franc , Petit Verdot e Malbec , usados ​​em variadas combinações e proporções. Mesmo Carmenere está na lista de ingredientes possíveis, apesar de raramente ser usado pelos vinhedos modernos de Bordeaux (exceções notáveis ​​incluem Haut-Bailly, Brane-Cantenac e Clerc-Milon).

Com a indústria global do vinho se expandindo e se desenvolvendo em ritmo acelerado, o uso do termo "Bordeaux Blend" está mudando. Embora seja um produto do Velho Mundo, continua sendo um conceito útil, permitindo que a indústria do vinho e os entusiastas de todos os lugares falem sobre os vinhos tintos de Bordeaux como um grupo internacional, independentemente da regionalidade.

Flexibilidade e uma imprecisão útil são os principais ativos do termo "Bordeaux Blend", mas também são seu calcanhar de Aquiles; se se tornar muito amplo ou muito usado, perderá seu significado. Um Bordeaux Blend ainda é um Bordeaux Blend se contiver Zinfandel, Sangiovese ou Syrah? Sem uma definição formal para seguir, a resposta a essa pergunta está inteiramente na consciência coletiva daqueles que usam a frase. Desde que os vignerons de Bordeaux não descubram uma nova variedade de uva (Cabernet Sauvignon tem apenas algumas centenas de anos), a definição do termo permanece relativamente clara.

O estilo tinto de Bordeaux chegou a quase todos os países vitivinícolas, com novos candidatos procurando imitar o sucesso de Bordeaux. América do Norte e do Sul, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia têm suas próprias expressões do Bordeaux Blend. Até mesmo países do norte da África e do Oriente Médio produzem suas próprias interpretações do estilo.

Para mais informações sobre as várias permutações do Bordeaux Blend, consulte Cabernet Sauvignon – Merlot, Cabernet Franc – Cabernet Sauvignon ou Cabernet Franc – Merlot.

As combinações gastronômicas para os vinhos Bordeaux Blend incluem:

  • Bife entrecôte marchand de vin (molho de vinho tinto e cebolinha)
  • Filé de olho de lombo de wagyu alimentado com capim
  • Perna de cordeiro assada com alecrim e alho