Harmonização de Vinhos para Carne de Porco
Um guia para harmonizar vinho com carne de porco, com uma lista de vinhos específicos e recomendações dos críticos com base nos tipos de vinho mencionados.
Os produtos e pratos de carne de porco podem vir de várias formas, e uma grande variedade de vinhos pode fornecer combinações ideais.
Leia também: Os 7 melhores alimentos para harmonizar com vinho tinto
Um bom cru Beaujolais, como um Moulin-à-Vent ou Chiroubles, é suculento e crocante, e por isso combina com charcutaria, bem como barriga de porco gordurosa e cozida lentamente. Barbera italiana ou Alsace e Alto Adige Pinot Noir são boas alternativas.
A maioria dos cortes de porco grelhados são ótimos com um Chardonnay, ou um tinto suculento, como um Grenache espanhol, ou um Syrah Californiano, ou até mesmo um Gamay Australiano mais robusto ou um Pinot Noir mais encorpado. A barriga de porco resiste a tintos robustos, como o Sangiovese da Toscana. Presuntos secos e curados são adequados para uma ampla variedade de brancos secos e crocantes. O presunto quente vai bem com um Barbera do Piemonte ou um Beaujolais. Os alemães e austríacos Saint-Laurent e Zweigelt também são opções. Evite tintos tânicos com bacon salgado.
A região vinícola da Alsácia é conhecida por seus pratos de carne de porco, muitas vezes combinados com chucrute. Choucroute Garnie apresenta vários cortes de carne de porco curada cozida lentamente em chucrute fermentado. Os brancos da Alsácia têm a riqueza combinada com a acidez para fazer frente ao prato. Os sabores cítricos de Riesling ou Pinot Gris podem ser melhores com mostarda. Se o seu guisado ou caçarola é baseado em tomate e cebola, um tinto Carignane pode ser uma boa aposta.
Veja os artigos que separamos:
Harmonização de Vinhos para Carne Vermelha
15 regras para uma boa harmonização de vinhos e comidas
Combinações de Vinho para Pimentas e Comidas Picantes
Chenin Blanc, com seus sabores de maçã, costuma ser uma ótima opção. Versões mais frescas e crocantes combinam com presuntos e carnes frias; ou experimente um Savennières mais rico com pratos mais pesados. O espumante Chenin Blanc também é um vencedor, ou você pode experimentar um Prosecco ou Lambrusco Mantovano.
Salame e carnes mais salgadas beneficiam com um toque de doçura nos vinhos. Experimente um Riesling, ou a uva Albariño, que mostra sabores de damasco-pêssego-cítricos que realmente funcionam com pancetta e até chouriço. Os aromas de pêssego, damasco e especiarias aromáticas de Viognier podem ser excelentes com pratos menos picantes, incluindo patês e salsichas de porco mais suaves.
Frankfurters e cachorros-quentes tendem a se adequar a um suculento Pinot Noir ou Merlot, que não tem a estrutura tânica pesada para se chocar com molhos ou acompanhamentos doces e picantes, enquanto os vinhos da Alsácia combinam bem com a mostarda. Mas os cachorros chili são provavelmente mais reservados para a cerveja.
Três escolhas principais:
- Moinho de Vento, Beaujolais, França;
- Pinot Gris, Alsácia, França
- Viognier, Côtes du Rhone, França