O Brasil, país vinícola que cobre 47% da América do Sul, é o terceiro maior produtor de vinho do continente. Existem mais de 90.000 hectares de vinhas. No entanto, a maioria das uvas produzidas no Brasil são uvas de mesa. O clima no Brasil é subtropical: quente e com alta precipitação. Devido ao fato de que próximo ao Equador a maioria dos países são impróprios para a viticultura, a maioria das regiões vitivinícolas brasileiras estão localizadas no sul do país: no Rio Grande do Sul e na Campanha, na fronteira com o Uruguai.
História da Viticultura
Várias tentativas de introdução de videiras europeias no Brasil foram feitas ao longo dos séculos. A história da viticultura na região vinícola do Brasil começou em 1932, quando os portugueses plantaram as primeiras videiras no estado de São Paulo.
Mais tarde, em 1626, os espanhóis trouxeram vinhas para o Rio Grande do Sul. No século 19, imigrantes italianos trouxeram para o Brasil vinhas originárias da região de Verona e, portanto, trouxeram as variedades Corvina, Molinara e outras Valpolicella que hoje não desempenham mais papel. Mudanças consideráveis na vinificação brasileira foram feitas quando grandes marcas como Moët & Chandon e Bacardi trouxeram investimentos e experiências em diferentes regiões vinícolas brasileiras.
Enoturismo no Brasil
Durante os últimos 20 anos, a indústria do vinho, juntamente com o enoturismo, tem vindo a desenvolver-se significativamente. A região vinícola do Brasil está esperando para ser descoberta por amantes do vinho e entusiastas de viagens. Coloque a Serra Gaúcha na sua lista de desejos para explorar a tradição brasileira de vinificação e provar vinhos espumantes emblemáticos.
Vinhos Brasileiros
80% das videiras cultivadas na região vinícola do Brasil é uma variedade de uva americana Isabela, que é uma uva de casca grossa que adota facilmente condições climáticas adversas. No Brasil, os vinhos tintos e espumantes são o orgulho de seus produtores. A especialidade Espumante é um vinho espumante fermentado em garrafa, que é prensado após champanhe à base de Chardonnay e Pinot Noir e muitas vezes permanece nas borras por 2, 3 ou até 5 anos. Os vinhos brasileiros expressam a personalidade e a cultura do país. É por isso que os vinhos são fáceis de beber, leves e frescos, frutados e com baixo teor alcoólico que podem ser bebidos em todas as ocasiões.
Regiões vinícolas brasileiras
A maior parte das regiões vitivinícolas brasileiras está concentrada na região sul do país. O Rio Grande do Sul abriga as 5 principais regiões vitivinícolas brasileiras e é responsável por 90% da produção. A região vinícola da Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul é uma das regiões vinícolas mais importantes e destinos emergentes de enoturismo no Brasil.
As principais regiões vinícolas do Brasil são:
- Altos Montes
- Farroupilha
- Monte Belo
- Pinto Bandeira
- Serra Gaúcha
- Região Vinícola do Vale dos Vinhedos