Cabernet Franc é uma variedade de uva de vinho francesa de pele preta cultivada na maioria dos países produtores de vinho. A variedade é mais conhecida como a terceira uva de Bordeaux e pode ser encontrada em muitos dos melhores vinhos Bordeaux Blend do mundo.
O Cabernet Franc é comumente comparado ao Cabernet Sauvignon, o que não é sem justificativa. Junto com o Sauvignon Blanc, o primeiro é pai do segundo. (Perfil de DNA recente também mostrou que Cabernet Franc também é um dos pais de Merlot).
O vinho Cabernet Franc mais procurado em nosso banco de dados é o Clos Rougeard Sanmur-Champigny.
Aromas e sabores de Cabernet Franc
Como vinho varietal, o Cabernet Franc é delicado e aromático – principalmente em sua juventude. Compartilha muitos dos mesmos atributos do Cabernet Sauvignon, mas se distingue por sua pronunciada nota verde e vegetal que pode variar de folhoso e garrigue a pimentão verde. Isso levou muitos bebedores de vinho a identificar incorretamente o Cabernet Franc como Cabernet Sauvignon verde, ou mesmo Carmenère .
Nas regiões vitivinícolas mais frias, a variedade apresenta notas de grafite e alcaçuz vermelho com climas mais quentes mostrando mais aromas de charuto e couro. Como um icewine, o Cabernet Franc produz aromas e sabores intensos de morango.
Quando misturado com outras variedades, adiciona toques herbáceos de tabaco e especiarias escuras, além de contribuir para uma sensação na boca mais suave e arredondada.
Viticultura Cabernet Franc
Enquanto as uvas Cabernet Franc têm casca mais fina e menor acidez, também é conhecida por sua robustez. Amadurece relativamente cedo na estação de crescimento, tornando-a menos suscetível à ameaça de mau tempo no final da estação. Muitas vezes é cultivada como uma uva de "seguro", capaz de produzir bons rendimentos se manejada corretamente.
A maior preocupação em relação ao cultivo de Cabernet Sauvignon é sua suscetibilidade ao vírus Leaf Roll. As vinhas velhas, em particular, produziram altos níveis de incidência e severidade, reduzindo os rendimentos e a capacidade de produzir compostos de cor nas cascas das uvas.
Regiões de Cabernet Franc
A casa de Cabernet Franc é amplamente aceita como Libournais em Bordeaux, mas graças à sua resistência no vinhedo, viajou para a maioria das regiões do mundo.
A França é o país líder com mais de 30.000 hectares (74.130 acres) da variedade relatada em 2016, com Brasil, Itália e Estados Unidos também tendo hectares significativos relatados. É também uma variedade importante para as indústrias vitícolas do Brasil, Uruguai, Israel e Hungria.
Cabernet Franc na França
Dentro de Libournais estão as prestigiadas vilas de Pomerol e Saint-Émilion , onde se originam alguns dos vinhos Cabernet Franc mais conceituados. Exemplos incluem Cheval Blanc (normalmente em torno de dois terços de Cabernet Franc) e Ausone (que é uma divisão uniforme de Cabernet Franc e Merlot).
A variedade prefere climas frios do interior, como o Vale do Loire. As denominações de Chinon (em Touraine) junto com Saumur e Saumur-Champigny (em Anjou ) são importantes bastiões dos vinhos varietais Cabernet Franc. Os vinhos são apreciados por seus aromas de frutas vermelhas maduras e especiarias doces. Os principais exemplos também podem ser encontrados na denominação das Aldeias de Anjou e em Bourgueil e Saint-Nicolas de Bourgeil em Touraine. (Dito isso, todos esses AOCs permitem porções minoritárias de outras variedades.)
O nome local do Vale do Loire para Cabernet Franc é Breton. Esta não é uma referência à Bretanha, a região a noroeste do Loire, mas o nome do homem creditado por trazer a variedade à popularidade no século XVII. O abade Breton de Bourgueil Abbey plantou e cuidou de suas vinhas com tanto cuidado que os viticultores locais seguiram seu exemplo. Eles começaram a produzir o que viria a se tornar o estilo de assinatura de vinho tinto do Vale do Loire.
Outras regiões de Cabernet Franc
No Canadá, o Cabernet Franc é produzido como um vinho tinto seco, mas mais comumente misturado com Cabernet Sauvignon e Merlot. É uma variedade importante para a produção de icewine em Ontário e também é encontrada plantada na região de cultivo de uvas mais quente do Canadá, em Pelee Island .
Mais ao sul, nos Estados Unidos, é cultivada nos condados de Napa e Sonoma, na Califórnia. É favorecido por vinhedos em Long Island e Finger Lakes, bem como em várias outras regiões vitícolas de clima frio, valorizadas por sua capacidade de amadurecer de forma confiável.
Na Argentina, a variedade há muito se destaca – embora em menor escala – ao lado de outras variedades de Bordeaux. A partir de 2017, representava menos de um por cento das uvas vermelhas cultivadas aqui. No entanto, isso ainda significa que havia 1.042 ha (2.577 acres).
O Chile tem mais de 1.200 ha (2.965 acres) plantados, embora aqui seja menos comum como um único vinho varietal.
Sinónimo de Cabernet Franc
Bordo, Bouchet, Bouchy, Breton, Cabernet Franco, Cabernet Frank.
- Melhores combinações de alimentos para Cabernet Franc
- Riletes de coelho
- Sopa de lentilhas com presunto defumado
- Carré de cordeiro com crosta de ervas