Não há nada melhor do que uma xícara de vinho quente para aquecer um dia frio de inverno. Se você está participando de festas de São João, sabe que o vinho que quente é uma bebida indispensável para o momento.
O vinho quente alegra e reuni familiares e amigos compartilhando do mesmo momento e nos aquece também.
Separamos aqui três receitas bem diferentes para um bom vinho quente e para aquecer você no frio. Esperamos que possam aproveitar!
Uma breve história do vinho quente
Muitos de nós bebemos vinho quente em Festas de São João, mas possivelmente muitos de nós não sabem as origens dessa bebida.
Vamos viajar de volta ao século II dC, quando os romanos tiveram que encontrar uma maneira de sobreviver ao clima frio do inverno. Como eles conquistaram praticamente toda a Europa, os romanos trouxeram sua versão de vinho quente ao redor do continente. Durante a Idade Média, o vinho quente era bebido durante o inverno para evitar a gripe sazonal e acreditava-se que era uma bebida muito saudável porque ervas e ingredientes naturais eram adicionados ao vinho.
A monarquia sueca desempenhou um papel importante em tornar glögg famoso. O nome glögg foi mencionado pela primeira vez em livros de receitas no início do século XVII, mas foi apenas na década de 1890 que a bebida começou a ser associada, neste caso, ao Natal. A partir daí, o vinho quente tornou-se global e foram inventadas variações da receita sueca.
Vamos preparar o vinho quente perfeito
Na verdade, é muito fácil preparar um delicioso vinho quente para servir à sua família e amigos. Você basicamente precisa de um pouco de vinho tinto, açúcar, especiarias e tudo de bom! Mas espere, não corra ao supermercado ainda para pegar sua garrafa de vinho tinto, descubra qual vinho funciona melhor para sua receita.
O melhor vinho para vinho quente
A razão pela qual nem todos os vinhos tintos servem para preparar esta bebida é que o vinho precisa ser aquecido e porque o número de especiarias pode alterar o sabor do vinho. Evite, por exemplo, vinhos com taninos altos, como Cabernet Sauvignon, Syrah ou Malbec e evite tintos de corpo leve, como um Pinot Noir bem leve, pois eles se perderão no meio das especiarias.
O melhor vinho para vinho quente deve ser um tinto encorpado com notas frutadas que só serão reforçadas quando fervidos juntamente com todas as especiarias saborosas. Aconselhamo-lo a tomar uma garrafa de Merlot do Chile, Grenache, Primitivo da região vinícola de Puglia ou Zinfandel da ensolarada região vinícola da Califórnia. Outra boa opção é uma boa garrafa de vinho tinto de Rioja, direto da terra de Tempranillo, pois sua acidez natural o torna perfeito para uma xícara quente de vinho quente.
Como preparar o vinho quente perfeito?
Já que estamos falando de vinho quente, estamos falando de frio. Pensando nisso, reunimos três receitas diferentes de um vinho quente perfeito para aquecer.
Receita Alemã
Prepare as raspas da laranja e o suco e reserve. Coloque a água e o açúcar em uma panela e ferva até que o açúcar se dissolva. Adicione todas as suas especiarias, as raspas e o sumo da laranja e deixe cozinhar até ficar com aspecto de calda. Reduza o fogo e adicione o vinho tinto. Deixe cozinhar por pelo menos 20 minutos e não mais que 2 horas. Prepare suas canecas e sirva-as aos seus amigos.
Ingredientes que você vai precisar:
- 1 garrafa de vinho tinto
- 8-10 cravos
- Meio copo de água
- 8 pimentas da Jamaica inteira
- anis de 3 estrelas
- 1 pau de canela
- 2 ts sementes de coentro
- 6-8 vagens de cardamomo
- 1 laranja
- Açúcar
Receita Italiana
Você coloca as raspas de uma laranja e um limão em uma panela junto com açúcar, paus de canela, cravo, bagas de zimbro e anis estrelado. Em seguida, adicione o vinho e ferva o vinho quente por 5 minutos, até que o açúcar derreta. Quando o vinho quente estiver pronto, acenda-o colocando uma chama perto do vinho. Uma vez que a chama se apaga, seu vinho quente está pronto para ser servido!
Ingredientes que você vai precisar:
- 1 garrafa de vinho tinto
- 100g de açúcar
- Casca de um limão
- Casca de uma laranja
- 2 paus de canela
- 8 cravos
- 5 bagas de zimbro
- 1 estrela de anis
- noz-moscada
Receita Sueca
Adicione o vinho escolhido, conhaque ou vodka, açúcar, raspas de laranja, pau de canela, cardamomo e cravo em uma panela e deixe ferver. Coloque as passas e as amêndoas dentro de um pano de musselina e mergulhe-as na panela. Tampe a panela, deixe o vinho ferver e desligue o fogo. Deixe a mistura tampada por aproximadamente 2 horas antes de servir.
Ingredientes que você vai precisar:
- 1 garrafa de vinho tinto
- 50ml de vodka ou conhaque
- 150g de açúcar
- Casca de uma laranja
- 1 pau de canela
- 6 vagens de cardamomo
- 5 cravos
- 50g de passas
- 50g de amêndoas
O que servir com vinho quente
Qualquer tipo de vinho quente, ou Glühwein, pode ser perfeitamente apreciado sozinho, como uma bebida em frente a uma lareira, mas se você planeja receber pessoas e servir sua versão de vinho quente, temos algumas ótimas combinações para você.
Se você está indo para a versão sueca, qualquer iguaria sueca combina perfeitamente com glögg. Sirva peixe em conserva e bolachas, Pepparkakor (biscoitos de gengibre que também pode encontrar na IKEA) e, claro, pãezinhos de kanelbullar, canela e açafrão.
Para aqueles que optarem por preparar o clássico alemão/austríaco Glühwein, sirva-o com doces alemães clássicos, Stollen e biscoitos de gengibre. Weißwürst ou qualquer salsicha alemã com pão é uma ótima opção se você estiver jantando bem e não apenas servindo vinho quente na hora do chá.
Reúnam seus familiares e amigos e aproveitem!