Mas afinal, que tipo de vinho melhor complementa os charutos? Posso beber qualquer coisa?
Existem muitas opções com um charuto, embora os tintos tendam a ser os melhores.
O Rocky Patel Decade Torpedo é um dos charutos favoritos absolutos, com notas de café, nozes, terra e couro. Uma harmonização para este charuto é uma garrafa de Rioja, o La Rioja Alta Viña Ardanza Reserva Especial 2005 é especialmente delicioso. Com notas de coco, serragem, cerejas secas e carne defumada, tem notas terrosas suficientes para brincar com o Patel, ao mesmo tempo em que contrasta e não é sobrepujado pelo charuto.
Há muitas opções com um charuto, embora os tintos tendam a ser os melhores para harmonizar.
Para um charuto de corpo mais leve, como o Davidoff Classic No. 2, que tem notas mais doces e especiarias apimentadas, um Riesling combina perfeitamente com ele, a sugestão é o Dr. Loosen Erdener Treppchen Spatlese 2013. O Loosen é extremamente aromático com notas de jasmim, flor de pêssego e frutas de caroço maduras como damasco e pêssego, e realmente joga com as notas mais doces deste charuto. Embora também haja alguma doçura neste vinho, ele possui ácido que ajudará a limpar o paladar e tornar cada tragada no charuto mais notável.
Uma sugestão de harmonização é o Amarone com charutos porque tem ácido, tanino, muito álcool e toneladas de sabores ousados que podem resistir a um charuto. É definitivamente um vinho agressivo, por isso precisa de um charuto agressivo para realmente brilhar. Um charuto como Padron Imperial é um vapor seriamente ousada. Todo o tabaco é cultivado ao sol com um invólucro maduro, então há alguma doçura. Vai muito bem com um Amarone - a sugestão é o Tomasso Bussola, TB 2007. O processo é o que torna Amarone especial: as uvas são secas por meses em esteiras em celeiros nos arredores do Lago Garda, na Itália, concentrando os sabores e resultando em mais açúcar, mas também muito álcool, o que ajuda a volatilizar os aromáticos. Amarone é floral (rosas secas, violetas), salgado (fumaça, carvão), terroso (tabaco, folhas), enquanto ainda tem frutas doces (cerejas maduras e exuberantes; ameixas, amoras).
... fique longe de vinhos que não têm personalidade, corpo ou intensidade suficientes para resistir a um charuto...
Com algo como Arturo Fuente Anejo Extra Viejo 55 T, é um wrapper Connecticut River Valley, embora maduro, então é mais doce, com preenchimento dominicano. É uma fumaça redonda e aveludada, então vai muito bem com um Napa Cabernet. A sugestão aqui é o Continuum, Napa 2010. O emparelhamento aqui é realmente baseado na sensação de boca macia e sedosa do charuto com os taninos doces e maduros exuberantes e a sensação de um ótimo Napa Cab. A doçura da embalagem vai jogar fora o tempero do Continuum. Continuum está localizado em Pritchard Hill, que é quase todo solo vulcânico – resultando em uma boa quantidade de especiarias exóticas e elevação. Além disso, este charuto é envelhecido em barris de conhaque, então há uma nota doce de madeira que combina muito bem com os taninos de madeira sedosa do carvalho francês usado no Continuum.
Quanto ao que não funciona com charutos, sugerimos ficar longe de vinhos que não têm personalidade, corpo ou intensidade suficientes para resistir a um charuto - como Chardonnay, Pinot Grigio etc. e tintos mais leves como Gamay ou New World Pinot.