Seu guia para a cor do vinho

Você pode aprender muito sobre um vinho com base na aparência. Então, o que a tonalidade específica de um vinho lhe diz?

Noções básicas de núcleos de vinho

Quer saber o que beber? Além das cores óbvias, há sutilezas na tonalidade, sombra e opacidade que podem ajudá-lo a avaliar seu vinho à primeira vista e tomar uma decisão mais informada quando estiver estocando. Esprema uma uva e você verá que o suco é bem claro. O vinho não obtém a sua cor do suco de uva, mas através da exposição de cascas de uva ricas em pigmentos durante o processo de vinificação. Quanto mais tempo o suco ficar com as cascas, mais cor seu vinho terá, até certo ponto. O resto depende das técnicas varietais e de vinificação.

Ao contemplar a cor, você pode personalizar sua experiência no Vivino pesquisando para ver o que outros usuários estão dizendo sobre um vinho ou usar o Wine Explorer (ferramenta de pesquisa do Vivino) para filtrar o tipo de vinho, uvas ou estilo que você adoraria. Tenha em mente as dicas a seguir quando estiver procurando o vinho certo.

Branco

Se o seu vinho tiver uma cor de limão claro, é provável que você tenha um vinho jovem e picante, com características de sabor de ervas ou minerais. Pinot Grigio e Sauvignon Blanc são algumas variedades comuns nesses vinhos de corpo leve. Limão profundo ou tons dourados sinalizando um vinho que passou mais tempo envelhecendo, muitas vezes em barris de carvalho. Esse envelhecimento extra significa que seu vinho terá um corpo mais encorpado, com notas como baunilha e especiarias, manteiga cremosa ou sabores de frutas mais ricos. Chardonnay é um exemplo clássico. Explore estes vinhos.

Curiosidade: é possível ter um vinho branco feito de uvas escuras. Esses vinhos costumam ser chamados de “Blanc de Noirs” ou “branco de pretos”, e aparecem com frequência com vinhos espumantes, especialmente da região de Champagne, na França.

Laranja

Vinhos de laranja com nozes, pêssegos e picantes são feitos usando uma antiga técnica de vinificação com raízes na Europa Oriental. Nesta técnica, as cascas das uvas brancas têm contato prolongado com o suco, imbuindo uma gama de núcleos do âmbar à tangerina. As versões do Novo Mundo são frequentemente feitas com Pinot Grigio ou Sauvignon Blanc, mas procure por Ribolla Gialla de laranja do norte da Itália ou Rkatsiteli georgiano para uma experiência de vinho do Velho Mundo.

Rosa

Para obter um tom de rosa, as cascas das uvas vermelhas são removidas assim que a tonalidade desejada é alcançada. Os mais claros têm apenas um toque de rosa com delicados aromas florais, enquanto os tons mais profundos indicam sabores de frutas mais fortes, como morango e melancia. A Provença é conhecida pelos seus rosés rosa claro à base de Grenache, mas fique atento ao Tempranillo, um tom mais escuro e amigo da comida. Explore estes vinhos.

Vermelho

Com vermelhos, seus instintos provavelmente estão certos. Tons mais claros geralmente indicam um corpo mais claro, enquanto tons mais profundos geralmente indicam um vinho mais ousado. Encorpado Cabernet Sauvignon e Syrah são profundamente coloridos, inclinando-se para o roxo e completamente opacos. No entanto, o tipo de uva realmente entra no jogo aqui, pois algumas uvas carregam mais pigmento em suas cascatas do que outras. Mesmo que o Pinot Noir rubi claro seja muitas vezes translúcido, é embalado com sabores de cerejas, morangos e ameixas. Quando um tom de vermelho começa a clarear, com tons de ferrugem ao redor da borda, isso pode ser um sinal de velhice no vinho tinto... A menos que você esteja bebendo Nebbiolo cor de ferrugem. Explore estes vinhos.

Pardo

Se o vinho tiver um tom marrom ou dourado, você provavelmente estará bebendo um vinho fortificado. O vinho do Porto e o Sherry são dois grandes exemplos de vinhos generosos que passam muito tempo a envelhecer em carvalho, técnica que expõe o sumo ao oxigênio. Imagine como uma fatia de maçã fica marrom na bancada. É o mesmo princípio aqui.

No final do dia, não importa a cor do seu vinho, o mais importante a considerar é o quanto você gosta dele. Avalie e aproveite os vinhos que você experimenta e acompanhe sempre o Blog Tudo Sobre Vinho, para que possamos continuar recomendando vinhos perfeitos para você.

Você se inscreveu com sucesso Tudo Sobre Vinho
Excelente! Em seguida, conclua o checkout para obter acesso total a todo o conteúdo premium.
Erro! Não foi possível se inscrever. Link inválido.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Erro! Não foi possível fazer login. Tente novamente.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Erro! Falha no check-out de pagamento
Sucesso! Suas informações de faturamento são atualizadas.
Erro! Falha na atualização das informações de faturamento.