Cabernet Blanc é uma variedade de uva de vinho branco híbrida com considerável resistência a doenças cultivada em pequenas quantidades em toda a Europa.
Suas principais casas são a Alemanha e a Suíça, e também está presente na pequena, mas em expansão, indústria vinícola da Holanda.
O Pfalz é a região principal; mesmo aqui havia apenas 7 hectares (17 acres) de videiras em 2007, embora as plantações tenham aumentado na última década, e a uva pode ter grande potencial nas latitudes do norte, pois as mudanças climáticas tornam a viticultura mais viável.
A variedade de uva foi desenvolvida em 1991 pelo criador de videiras privado (e prolífico) Valentin Blattner no Jura suíço. É um híbrido de Cabernet Sauvignon e uma variedade não revelada resistente a doenças (Resistenzpartner em alemão).
Os aromas e o sabor apresentam semelhanças com o Sauvignon Blanc e o Riesling.
A videira cresce vigorosamente e produz cachos soltos de bagas de pele grossa. A variedade é resistente ao oídio e míldio, podridão do cacho botrytis e geadas.
É, no entanto, propenso a milerandage, em que os cachos são uma mistura de bagas de tamanho normal com sementes e pequenas bagas sem sementes que fornecem açúcares e extratos mais concentrados. As cascas grossas permitem que os produtores escolham tarde e produzam vinhos de sobremesa, bem como versões secas.
Confusamente, o nome Cabernet Blanc também é usado por alguns produtores (mais comumente nos EUA, enquanto em outros lugares "Blanc de Cabernet" é um termo mais útil) para descrever vinhos rosé ou vinhos brancos feitos da variedade de uva Cabernet Sauvignon.
Uma mutação de cor dourada de Cabernet Sauvignon encontrada em um vinhedo em Langhorne Creek, no sul da Austrália, também foi vinificada; foi referido como Cabernet Blanc no passado, mas também atende pelo nome de Shalistin.