A Eslováquia (oficialmente República Eslovaca) é um país sem litoral descrito como estando na borda oriental da Europa Ocidental ou na borda ocidental da Europa Oriental. Essa dicotomia reflete a história recente do estado, uma história de agitação política comum na região. As terras que hoje são a Eslováquia foram parte integrante da Hungria por quase 900 anos, mas se tornaram independentes quando o Império Austro-Húngaro foi desmantelado após a Primeira Guerra Mundial.
Quase imediatamente, a Eslováquia se alinhou com a Boêmia e Morávia (a atual República Tcheca), Silésia e Rutênia dos Cárpatos para formar a Tchecoslováquia. Essa união durou até a Revolução de Veludo em 1989. Desde 1993, as repúblicas da Eslováquia e da República Tcheca permaneceram cordialmente independentes.
Desde a dissolução do Bloco Oriental e a subsequente separação da Eslováquia de seu vizinho ocidental, a República Tcheca, a Eslováquia abraçou seu status europeu. Aderiu à União Europeia e à OTAN em 2004, o Espaço Schengen em 2007 e a Zona Euro em 2009.
Está agora entre as economias de desenvolvimento mais rápido da OCDE, e sua indústria vinícola, antes falida, mostrou sinais de recuperação. Embora as primeiras tentativas de privatizar a indústria não tenham sido bem sucedidas, novas leis de vinho e o crescimento contínuo do consumo de vinho em todo o mundo deram vida aos produtores de vinho do país.
A maioria do vinho eslovaco ainda é vendido no mercado interno ou para a vizinha Polônia e Ucrânia, mas há um pequeno número de produtores prontos, dispostos e capazes de desenvolver mercados de exportação internacionais.
O vinho eslovaco vem principalmente das vinhas agrupadas em torno de Bratislava e espalhadas para leste ao longo da fronteira com a Hungria. Atualmente, a maior reivindicação da Eslováquia à fama do vinho continua sendo sua associação com Tokaj, a região vinícola firmemente associada à Hungria pela maioria dos amantes do vinho em outros lugares.
No final da Primeira Guerra Mundial, a margem leste da região de Tokaj foi anexada à Eslováquia, e com ela veio não apenas uma história vinícola saudável, mas também uma base de consumidores confiável. Os vinhos doces Tokaj deste canto oriental da Eslováquia ganharam assim o direito de serem rotulados como Tokajsky (consulte a página da região eslovaca Tokaj para mais informações).
Além das variedades de uvas Tokaj, a Welschriesling é provavelmente a principal variedade de vinhos brancos. As principais variedades de uvas de vinho tinto incluem Blaufränkisch e Cabernet Sauvignon.