Gewurztraminer (ou Gewürztraminer nas regiões de língua alemã) é uma variedade de uva de casca rosa que produz alguns dos vinhos brancos aromáticos mais distintos do mundo.
Os vinhos Gewurztraminer são perfumados com aromas que vão da flor à lichia e casca de laranja, todos com um corpo relativamente cheio, baixa acidez e variando de seco a doce. Mais prontamente associada à região da Alsácia, no nordeste da França, a uva é encontrada em regiões vinícolas em todo o mundo.
O vinho Gewurztraminer mais procurado em nossa lista é o produzido pela Maison FE Trimbach na Alsácia.
Qual é o gosto do Gewurztraminer
Os principais descritores aromáticos usados para definir Gewurztraminer são tipicamente lichia, pétala de rosa, delícia turca, frutas tropicais e perfume. Na boca é marcado por sua textura cheia, baixa acidez, sabores de frutas de caroço (manga, pêssego e damasco) e picantes (gengibre e canela).
A variedade obtém seu aroma distinto da presença de monoterpenos nas peles (como a perfumada família Moscatel) e, embora a variedade tenha muitos fãs, seus detratores muitas vezes se opõem a qualquer uma de suas características, desde os aromas pungentes à baixa acidez, a doçura residual frequentemente encontrada e a adstringência fenólica às vezes detectável.
Os dois últimos aspectos geralmente andam de mãos dadas, pois os vinicultores de Gewurztraminer muitas vezes tentam deixar um pouco de açúcar residual no vinho acabado para contrabalançar seus fenólicos de secagem – às vezes detectáveis em estilos secos e doces no paladar (o retrogosto).
Regiões de Gewurztraminer
Gewurztraminer na Alsácia
Os melhores exemplares de Gewurztraminer são geralmente considerados como provenientes das vinhas grand cru da Alsácia. Pode-se até argumentar que a Alsácia é o lar espiritual de Gewurztraminer, apesar do fato de não ser seu lar ancestral (veja abaixo) e que Gewurztraminer representa menos de um quinto da área de vinhedos da região.
Os ricos solos argilosos presentes na Alsácia provaram ser um ambiente ideal para produzir vinhos Gewurztraminer encorpados. A riqueza dos vinhos secos, de colheita tardia (Vendages Tardives, às vezes coloquialmente abreviado para "VT"), e muito doce botrytized (Sélection de Grains Nobles, ou "SGN") Gewurztraminer na Alsácia define amplamente a referência pela qual a variedade é julgado.
É uma das variedades de uva, juntamente com Riesling , Muscat e Pinot Gris, que podem ser produzidas no nível de Grand Cru da Alsácia.
Gewürztraminer na Alemanha, Áustria e Itália
Gewurztraminer, como a conhecemos hoje, supostamente chegou à Alsácia da região de Pfalz, na Alemanha, e a variedade pode ser encontrada aqui e na Alemanha e na Áustria (onde também são encontradas suas relações Roter Traminer e Gelber Traminer ). Na maioria dos países e regiões de língua alemã - incluindo o Trentino-Alto Adige do norte da Itália - Gewurztraminer é rotulado com um trema sobre o "u", dando Gewürztraminer.
Gewurztraminer em todo o mundo
Um pouco confuso na Austrália, a variedade é muitas vezes referida como simplesmente Traminer. A confusão é amplificada pela recente descoberta de que uma pequena quantidade de Savagnin Blanc – também conhecida como Traminer – é cultivada no país, tendo sido erroneamente identificada como Albarino por muitos anos antes de 2009.
Exemplos notáveis de Gewürztraminer produzidos fora da Europa são da Nova Zelândia, Oregon e Washington. Também é feito sob um grande número de sinônimos na Europa Oriental, embora esses vinhos raramente sejam exportados.
As origens de Gewurztraminer
A ascendência de Gewurztraminer é difícil de rastrear, mas a pesquisa moderna afirma essencialmente que é a mutação aromática de Roter Traminer (Savagnin Rose) e, portanto, parte do antigo grupo de variedades de uvas Savagnin -Traminer - que têm perfis de DNA idênticos ou quase idênticos. Como tal, é difícil localizar uma área de origem precisa, embora se acredite que Savagnin tenha se originado no que hoje é o sudoeste da Alemanha.
Traduzido literalmente, Gewürztraminer significa "Traminer temperado" (Traminer Aromatico em italiano) - uma ligação etimológica para suas relações Traminer. No entanto, enquanto a própria palavra Traminer indica a cidade de Tramin (Termeno) na região do Alto Adige, a ligação geográfica é contestada.
No caso de Gerztraminer, enquanto documentos que mencionam vinhos de Tramin datam de 1200, a variante picante da uva Savagnin Rose não existia na região até o século XIX.
Além disso, uma pesquisa recente do renomado ampelógrafo suíço José Vouillamoz afirma que a família Traminer como um todo tem pouca ou nenhuma relação com a região de Tramin, afirmando que "[não] há sinônimo local para Traminer no Südtirol, o que provavelmente teria sido se a variedade foi cultivada lá por séculos."
Estudos recentes sugerem que os produtores alemães da uva Gewürztraminer/Savagnin Rose criaram a confusão ao nomear a variedade em homenagem aos vinhos da região de Tramin, que por volta de 1400 atraíam aclamação internacional.
Gewurztraminer na vinha
Gewurztraminer brota cedo e amadurece no meio da temporada, às vezes exigindo um tempo prolongado na videira após a maioria das variedades brancas terem sido colhidas (para vinhos secos). A variedade é propensa a apodrecer e embora a podridão nobre (botrytis cinerea) seja incentivada em alguns estilos doces, pode comprometer os frutos destinados a estilos "mais limpos" da variedade e o mau tempo prolongado no final da safra pode ter efeitos adversos sobre a podridão.
No entanto, as peles grossas de Gewurztraminer significam que é relativamente difícil, embora às custas (na adega) de ter que gerenciar os fenólicos e sua sensação de boca seca associada no vinho, presentes nas peles.
A variedade é um cultivador moderado, embora seja suscetível a tamanhos irregulares de bagas (millerandage).
Gewurztraminer na adega
Gewurztraminer pode ser feito em estilos secos e doces, embora exemplos ainda mais secos às vezes tenham algum açúcar residual no vinho para contrabalançar os fenólicos de secagem frequentemente encontrados no vinho resultante. A uva também é geralmente bastante rica em açúcares devido, em parte, ao seu amadurecimento tardio e os níveis de álcool subsequentemente elevados podem servir não apenas para mostrar calor no retrogosto, mas para destacar ainda mais os fenólicos de secagem.
Assim, fazer Gewurztraminer é muitas vezes um ato de equilíbrio entre escolher quando colher e depois gerenciar os níveis de álcool e açúcar no vinho final.
Na Alsácia, muitos vinhos são fermentados em cubas de madeira tradicionais de grande capacidade antes de envelhecer em aço inoxidável.
Sinónimo de Gewurztraminer
Traminer Aromatico, Traminer Musqué, Traminer, Gentil Aromatique, Savagnin Rose Aromatique, Gelber Traminer.
Combinações de comida para Gewurztraminer
- Carne de porco salteada com ameixa em conserva (seca)
- Lagostim laksa (seco)
- Pannacotta (doce)