Malbec – Merlot – Tannat é uma verdadeira mistura do sudoeste da França, feita de três variedades de uvas nativas da região, embora todas as casas tenham problemas em outros lugares. Os três são permitidos juntos em vinhos AOC Cahors rústicos e encorpados, onde o Malbec é o componente mais importante, apoiado pelo Tannat estruturado e pelo Merlot suave.
Na verdade, Cahors é atualmente a única região do mundo onde três uvas são misturadas regularmente, apesar de seu status individual internacional. Tannat e Malbec são famosas por suas reencarnações na América do Sul, embora em partes muito diferentes; o primeiro é cultivado extensivamente no Uruguai, onde é considerado a uva nacional, e o último desfruta das altas altitudes na região de Mendoza, na Argentina, onde produz vinhos intensos e aromáticos.
Merlot é o único verdadeiramente global dos três, e é encontrado em quase todos os países onde o vinho é feito.
Malbec (conhecida em Cahors como “Cot”) é, por estipulação, a uva-chave na mistura e, sob a lei de denominação de Cahors, deve constituir pelo menos 70% da mistura (embora muitas vezes represente ainda mais). Isso significa que as características varietais do Malbec estão em primeiro plano nos vinhos de Cahors, com descritores frequentes de frutas negras, especiarias, couro e tabaco. A uva Malbec também confere aos vinhos de Cahors uma cor profunda e escura, que lhes valeu o apelido de “vinho negro”.
Tannat é bem conhecido por sua força e estrutura, e é usado em pequenas quantidades para adicionar tanino aos vinhos. O Merlot, mais famoso por seu papel semelhante nos vinhos de Bordeaux, traz uma qualidade rica, rechonchuda e suculenta aos vinhos.
Os vinhos Malbec – Merlot – Tannat são frequentemente envelhecidos em barris de carvalho, pois as três variedades respondem bem à maturação em carvalho. Isso ajuda a suavizar as bordas dos vinhos e também adiciona algumas notas de especiarias e cedro.
A maioria dos vinhos é feita para ser apreciada logo após a produção e não ganha muito em complexidade ou sabor com o envelhecimento na garrafa, embora, evidentemente, existam exceções à regra.
Combinações de alimentos para vinhos Malbec – Merlot – Tannat incluem:
- Ensopado de linguiça e lentilha
- Burrito de carne e feijão preto
- Sanduíche de bife com cebola caramelizada