Malvasia é uma antiga família de uvas que inclui uma diversificada coleção de castas nobres. Essas uvas são capazes de produzir vinhos de qualquer cor viável nos estilos seco, espumante e doce.
Existem dezenas de sinônimos regionais e subvariedades de Malvasia, pintando o retrato de uma família viajada que se adaptou a vários ambientes. No século 21, Malvasia é produzido na Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Croácia, Eslovênia e Estados Unidos.
Acredita-se que seja de origem grega, a família Malvasia tem sido comercialmente importante para o Mediterrâneo há mais de 2.000 anos. Malvasia, o nome, é uma derivação da cidade costeira grega de Monemvasia, onde os venezianos tinham uma fortaleza e um posto comercial estrategicamente importantes durante o tempo de seu império.
Ao longo da Idade Média, o vinho Malvasia tornou-se tão onipresente entre os comerciantes venezianos que eles começaram a nomear suas lojas de vinho malvasie. A força da antiga marca Malvasia pode muito bem ser o primeiro exemplo de marketing internacional de vinhos.
Malvasia tem uma forte associação histórica e vitivinícola com ilhas e alguns dos exemplos mais distintos do vinho vêm destes ambientes marítimos. Mais famoso, o vinho Malmsey é feito de vários membros do grupo Malvasia na ilha portuguesa da Madeira, no Atlântico Norte.
Malmsey é uma expressão varietal de Malvasia que é aquecida e oxidada após a fermentação para criar um estilo único de vinho. Caracteriza-se por sua coloração escura (dependendo do tipo de Malvasia utilizada) e sabores ricos, maduros e de nozes.
Madeira Bual confunde um pouco as coisas. A variedade de uva Bual (ou Boal) também é referida como Malvasia Fina em documentos oficiais. No entanto, não está relacionado com a família Malvasia. Também aparece ocasionalmente em rótulos de vinhos produzidos em Portugal Continental.
No resto de Portugal, pelo menos uma dezena de subvariedades de Malvasia são cultivadas no Douro, onde são por vezes utilizadas na produção de Porto Branco. No norte da Espanha, Malvasia é misturado com Viura em Rioja e Navarra. A baixa acidez do Malvasia significa que ele oxida facilmente e adiciona peso corporal e textura ao Rioja Blend branco.
Outra ilha sinônimo de vinho Malvasia é Lipari, na costa nordeste da Sicília. A área agora conhecida como Malvasia delle Lipari DOC já produziu enormes volumes de vinho doce Malvasia. Infelizmente, Lipari nunca se recuperou totalmente do impacto devastador da filoxera e os vinhos doces, frescos e aromáticos da região são agora raridades.
As Ilhas Canárias e o grupo Egeu da Grécia são outras ilhas notáveis pela produção de Malvasia.
Malvasia é cultivada em toda a Itália sob muitos nomes e estilos. Muitas vezes combinados com Trebbiano, os blends de Malvasia compõem uma proporção significativa de vinhos de mesa baratos feitos no continente. Os DOCs Friuli-Venezia-Giulia de Collio e Isonzo são considerados os melhores exemplos varietais de Malvasia seco, mostrando sabores leves de frutas de caroço e um buquê floral pronunciado.
Mais ao sul, a moda é criar versões levemente cintilantes da Malvasia na Emilia-Romagna, muitas vezes com um tom rosado. No sul da Itália, as uvas Malvasia semi-secas são vinificadas em vinhos passito para aproveitar os níveis naturalmente elevados de açúcar e álcool da família.
Malvasia Bianca é a principal subvariedade e tem muitos descendentes próprios. Há também um número adicional de variedades regionais de nome confuso, mas não relacionadas, chamadas Malvasia. Por exemplo, Malvasia Corada é na verdade Vital, Malvasia Rei é Palomino e Malvasia da Trincheira é Folgasa. A relação de Malvasia Bianca di Candia com Malvasia Bianca também é contestada.
Malavasia di Lazio (Malvasia Puntinata, Malvasia del Lazio)
Malvasia di Lazio é de facto um cruzamento espontâneo de Mascate de Alexandria e Schiava Grossa. Também é conhecido como Malvasia Puntinata, pois a casca das bagas apresenta um único ponto escuro. Os vinhos tendem a mostrar aromas de damasco.
Muitos DOCs no Lazio especificam essa variedade de uva em seus regulamentos. No entanto, estes geralmente especificam um componente de, por exemplo, um mínimo de 70% de Malvasia di Lazio e/ou Malavasia di Candia.
Pode ser que muitos vinhedos ainda não tenham sido identificados corretamente. Isso não é incomum com variedades italianas; em muitos locais, as identificações de campo ainda precisam estar totalmente alinhadas com os resultados de perfis de DNA no laboratório.
Sinônimos incluem: Malmsey, Malvasier, Malvazia, Monemvasia.
As harmonizações de comida para Malvasia incluem:
- Risoto com Gorgonzola, nozes e pêra
- Salada Waldorf
- Filé de arinca com crosta de amêndoa