Vêneto é uma região vinícola substancial

E cada vez mais importante no canto nordeste da Itália. Vêneto administrativamente faz parte da zona de Triveneto, junto com seus vizinhos menores Trentino-Alto Adige e Friuli-Venezia Giulia. Em termos de geografia, cultura e estilos de vinho, representa uma transição entre o extremo alpino, germano-eslavo da Itália e as terras mais quentes, secas e romanas ao sul.

O Vêneto é um pouco menor do que as outras principais regiões produtoras de vinho da Itália – Piemonte, Toscana, Lombardia, Puglia e Sicília – mas produz mais vinho do que qualquer uma delas. Embora as regiões do sul da Sicília e Puglia tenham sido por muito tempo os principais produtores de vinho da Itália, esse equilíbrio começou a mudar para o norte em direção ao Vêneto na segunda metade do século XX. Na década de 1990, o vinho do sul da Itália definhava em um mundo cada vez mais competitivo e exigente, enquanto Vêneto elevou seu jogo, ganhando reconhecimento com vinhos como Valpolicella , Amarone , Soave e Prosecco.

Com Valpolicella tinto frutado complementando seu intenso Amarone e doce Recioto, Vêneto está armado com um formidável portfólio de vinhos tintos para acompanhar seus brancos refrescantes, como Soave e espumante Prosecco. Embora grande parte da nova área de vinhedos que apoiou o aumento da produção de vinho do Vêneto fosse de qualidade vitícola questionável, hoje mais de 25% do vinho da região é feito e vendido sob títulos DOC/DOCG.

A região do Vêneto pode ser dividida em três áreas geográficas, distinguidas por sua topografia e geologia. No noroeste, o sopé dos Alpes desce ao longo da margem leste do Lago de Garda, seu caminho espelhado pelo rio Adige, que desce das alturas do Alto Adige. Aqui no clima mais fresco e de influência alpino, brancos frescos e crocantes são feitos sob os títulos de Bianco di Custoza e Garda, enquanto o refrescante e despretensioso Bardolino das margens do Lago de Garda faz o caso dos tintos mais leves de Vêneto.

A leste do lago e ao norte de Verona está Valpolicella e sua sub-região Valpantena; o lendário "Vale de Muitas Adegas" produz 500.000 hectolitros de vinho tinto frutado a cada safra. Em termos de volume de produção, Valpolicella é o único DOC a rivalizar com o famoso Chianti da Toscana.

Corvina, Corvinone (por muito tempo confundido com o primeiro, embora tenham perfis de DNA distintos) e Rondinella estão por trás da grande maioria dos tintos, com Molinara caindo em desuso.

Imediatamente a leste de Valpolicella fica Soave, lar do vinho branco seco de mesmo nome que agora está entre os produtos mais famosos da Itália. Além disso, Gambellara serve como uma extensão oriental de Soave, tanto geograficamente quanto estilisticamente. Garganega e Trebbiano são as principais variedades de uvas de vinho branco aqui.

No centro de Vêneto, em torno de Vicenza e Pádua, estão os Colli Berici, Colli Euganei e Breganze. Embora as planícies abaixo dessas colinas produzam grandes quantidades de vinho, apenas os vinhos de melhor qualidade de áreas mais elevadas ganharam o status de DOC. Variedades internacionais como Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc , Pinot Noir (Pinot Nero aqui) e até mesmo Carmenere provaram sucesso aqui, assim como o emblemático Pinot Grigio branco do norte da Itália e o Tocai Friulano.

No canto nordeste da região, em ambos os lados do rio Piave (que tem seu próprio Piave DOC cobrindo a terra entre Conegliano e a costa), o espumante Prosecco reina supremo. Os vinhos tranquilos também são feitos aqui (Lison, Lison-Pramaggiore, Montello e Colli Asolani e Colli di Conegliano), mas o fator comum que une quase todas as zonas vitícolas no nordeste do Vêneto é a uva Glera (tipicamente conhecida como Prosecco) e a espuma vinhos espumantes e frisantes que cria.

Os "V's" de Vêneto certamente deixaram sua marca nesta era da história do vinho. Os nomes Vêneto, Verona, Vicenza, Valpolicella, Valpantena e Valdobbiadene surgiram com vigor no século 21, e agora até a histórica cidade do canal de Veneza tem seu próprio DOC (Venezia).

Você se inscreveu com sucesso Tudo Sobre Vinho
Excelente! Em seguida, conclua o checkout para obter acesso total a todo o conteúdo premium.
Erro! Não foi possível se inscrever. Link inválido.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Erro! Não foi possível fazer login. Tente novamente.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Erro! Falha no check-out de pagamento
Sucesso! Suas informações de faturamento são atualizadas.
Erro! Falha na atualização das informações de faturamento.