Cabernet Sauvignon

Muitas vezes sinônimo dos vinhos de Bordeaux e Napa, o Cabernet Sauvignon é encontrado em todo o mundo – em grande parte devido à sua combinação premiada de aromas de frutas pretas, taninos estruturais e acidez fresca.

Cabernet Sauvignon é uma das variedades de uvas de vinho tinto mais famosas da Terra. É rivalizado a este respeito apenas por seu companheiro estável de Bordeaux Merlot, e seu número oposto na Borgonha, Pinot Noir. Desde suas origens em Bordeaux, Cabernet se espalhou com sucesso para quase todos os países vitivinícolas do mundo.

Como que para sublinhar isso, o vinho à base de Cabernet Sauvignon mais popular do wine-searcher.com é o cult Californian Screaming Eagle Cabernet Sauvignon de Napa Valley.

É agora a principal variedade de uva em muitas regiões vinícolas de primeira linha do Novo Mundo, principalmente Napa Valley, Coonawarra e Maipo Valley. De onde quer que venham, os vinhos Cabernet Sauvignon parecem sempre demonstrar um punhado de traços de caráter comuns: cor profunda, boa estrutura de taninos, acidez moderada e aromas de groselha preta, folha de tomate, especiarias escuras e cedro.

Existem duas razões principais para a ascensão do Cabernet Sauvignon ao domínio. A mais simples e primordial delas é que suas vinhas são altamente adaptáveis ​​a diferentes tipos de solos e climas; é cultivada em latitudes tão díspares quanto 50°N (Okanagan no Canadá) e 20°S (norte da Argentina), e em solos tão diferentes quanto os cascalhos de Pessac-Léognan e a terra rossa rica em ferro de Coonawarra.

Secundário a isso, mas tão importante, é que, apesar da diversidade de terroirs em que a videira é cultivada, os vinhos Cabernet Sauvignon mantêm um caráter "Cab" inimitável, matizado com notas de proveniência nos exemplos mais bem feitos. Há apenas uma única razão, no entanto, para a durabilidade da fama da variedade e essa é a simples economia; a familiaridade e comercialização do nome Cabernet Sauvignon tem uma atração irresistível para as empresas de vinho que procuram um retorno confiável sobre seu investimento.

Cabernet Sauvignon no mundo

Poucos argumentariam que os melhores exemplos de vinho Cabernet Sauvignon são encontrados em Bordeaux e na Califórnia, um ponto de vista apoiado pelo Julgamento de Paris de 1976. As últimas duas décadas viram uma série de Cabernets de qualidade emergindo de regiões do Novo Mundo, como Maipo no Chile e Coonawarra na Austrália.

Estes estão ganhando popularidade com uma base de consumidores cada vez mais ampla à medida que os vinhos Cabernet Sauvignon mais prestigiados do mundo se tornam proibitivamente caros.

A variedade chegou até mesmo a nomes italianos consagrados e tradicionais como Chianti e Carmignano (embora restrito a 15% da mistura permitida), evidência de que mesmo as instituições vinícolas mais antigas e tradicionais agora reconhecem o valor deste mais famoso dos vinhos. uvas.

Parceiros de mistura de Cabernet

Enquanto a boa acidez do Cabernet, taninos e notas fortes de cassis percorrem um longo caminho em uma mistura, vale a pena mencionar que essas qualidades podem tornar o Cabernet Sauvignon de clima mais frio um cliente desajeitado no copo. Até certo ponto, isso explica por que muitas vezes foi misturado em regiões mais frias como Bordeaux, enquanto climas mais quentes permitiram que o nervosismo do Cabernet fosse suavizado - e muitas vezes encontrado como um vinho monovarietal na Califórnia e na Austrália.

No entanto, Cabernet Sauvignon tem um grande número de parceiros de mistura comuns. Além do óbvio Merlot e Cabernet Franc , os mais prevalentes são Malbec, Petit Verdot e Carmenère (os ingredientes de um clássico Bordeaux Blend), Shiraz (no blend favorito da Austrália) e na Espanha e América do Sul, um Cabernet – Tempranillo blend agora é comum.

Mesmo os ousados ​​vinhos de Madiran baseados em Tannat agora são geralmente suavizados com Cabernet Sauvignon. Também é frequentemente encontrado em uma mistura com Sangiovese em IGTs da Toscana e na costa em Bolgheri .

Cabernet Sauvignon na vinha

Uma variedade vigorosa (outra característica a seu favor), a Cabernet Sauvignon produz uma copa densa e rendimentos de uvas relativamente altos, dando aos produtores de vinho uma escolha bastante aberta entre quantidade e qualidade. O manejo cuidadoso do vinhedo é essencial, no entanto, para extrair o melhor da fruta.

Como uma variedade de floração e maturação tardia, as uvas Cabernet Sauvignon amadurecem lentamente. Isso também pode funcionar a favor ou contra a qualidade do vinho; em uma estação ou clima frio, há o risco de as uvas não amadurecerem completamente, enquanto na maioria das outras condições o ritmo constante de progresso oferece aos produtores uma escolha mais ampla de datas de colheita.

Origens do Cabernet Sauvignon

O perfil de DNA realizado na Califórnia em 1997 confirmou que a Cabernet Sauvignon é o produto de um cruzamento genético natural entre as principais variedades de uvas de Bordeaux Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. A maioria das autoridades do vinho concorda que esse cruzamento aconteceu apenas nos últimos séculos, tornando a fama e o domínio global da variedade ainda mais impressionantes.

Sinônimos de Cabernet Sauvignon

Bidure, Bouche, Bordo, Bouchet, Burdeos Tinto, Lafite, Vidure.

Combinações de alimentos para Cabernet Sauvignon

  • Bife de filé com foie gras e trufas
  • Bife wellington com cenoura assada com mel
  • Carne à moda coreana frita em alho, soja e gergelim
Você se inscreveu com sucesso Tudo Sobre Vinho
Excelente! Em seguida, conclua o checkout para obter acesso total a todo o conteúdo premium.
Erro! Não foi possível se inscrever. Link inválido.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Erro! Não foi possível fazer login. Tente novamente.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Erro! Falha no check-out de pagamento
Sucesso! Suas informações de faturamento são atualizadas.
Erro! Falha na atualização das informações de faturamento.