Confira as combinações de Vinhos para Sobremesas à base de Frutas

Para muitas sobremesas à base de frutas, a primeira opção é olhar para vinhos de sobremesa mais viscosos, pegajosos e untuosos, como Moscatel e PX Sherry, ou Rutherglen Muscat; se você pode imaginar derramar um molho de caramelo ou caramelo sobre o seu prato, então eles também devem funcionar bem. Muitas frutas combinam bem com esses vinhos escuros e pegajosos, incluindo banana – pense em torta banoffee.

Sobremesas com uvas não são tão comuns, mas novamente Muscat é a chamada aqui, pois é a principal família de variedades de uvas para vinho também cultivadas para comer. Para frutas tropicais de sabor mais suave, uma uva Moscatel doce também funciona bem, assim como vários vinhos de sobremesa Sauvignon Blanc-Semillon de todo o mundo.

As laranjas podem ser difíceis, se o sabor for muito pronunciado pode preferir um licor de laranja. Pratos mais sutis podem ir com uma sobremesa Muscat, que também pode mostrar personagens de marmelada. Limão, lima e toranja também são complicados; um Riesling de sobremesa pode funcionar, mas combinar igual com igual pode ser um desafio. Até mesmo uma torta de limão pode contrastar efetivamente com um PX Sherry carregado de melaço.

Para maçãs e peras, Chenin Blanc com seus aromas e sabores de maçã é uma ótima variedade, especialmente porque está disponível em uma ampla variedade de níveis de doçura para se adequar a pratos salgados e doces. O Vale do Loire, e particularmente a porção central ao redor de Anjou, é o lar espiritual da variedade Chenin Blanc. Os vinhos de sobremesa clássicos incluem Côteaux du Layon e Bonnezeaux.

Amoras combinam bem com o doce Chenin Blanc, embora a cidra possa ser ainda melhor, já que as maçãs costumam acompanhá-las. Você também pode experimentar vinhos Sauvignon-Semillon, como Saussignac, que deve funcionar com um prato à base de groselha.

Para cerejas e ameixas vermelhas espumantes Brachetto d'Acqui é uma opção – a maioria dos espumantes tintos são muito secos, no entanto. Morangos e creme são tradicionalmente combinados com champanhe bruto, embora o Demi-Sec geralmente funcione melhor, e o tênis de grama no sudoeste de Londres seja opcional.

Poderá também consultar as outras duas categorias de sobremesas; naturalmente, há muito espaço para sobreposição.

Três principais opções:

  • Rutherglen Mascate, Austrália;
  • Coteaux du Layon, Loire, França;
  • Moscatel Sherry, Andalucia, Spain
Você se inscreveu com sucesso Tudo Sobre Vinho
Excelente! Em seguida, conclua o checkout para obter acesso total a todo o conteúdo premium.
Erro! Não foi possível se inscrever. Link inválido.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Erro! Não foi possível fazer login. Tente novamente.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Erro! Falha no check-out de pagamento
Sucesso! Suas informações de faturamento são atualizadas.
Erro! Falha na atualização das informações de faturamento.