Grazing Food: A moda australiana que está dominando a mesa brasileira

“Beber um bom vinho com boa comida em boa companhia é um dos prazeres mais civilizados da vida.” - Michael Broadbent

Esta afirmação não poderia ser mais verdadeira quando se trata de compartilhar vinho enquanto saboreia um prato de queijos, charcutaria e iguarias artesanais. Aqui estão nossas principais dicas sobre como estilizar a melhor tábua de pastagem combinada com alguns de nossos vinhos favoritos. Seja um piquenique dentro de casa ou entre a natureza ou o começo perfeito para um jantar, sua tábua de pastagem será um banquete para todos os sentidos!

Leia também: Combinações perfeitas entre grazing food e espumante

Dicas de estilo:

A temporada de primavera e verão tem tudo a ver com tábuas de pastagem instagramáveis, belas configurações de mesa e lindos piqueniques. A curadoria de sua mesa, decorações e menu pode ser uma parte muito divertida do planejamento de qualquer ocasião.

É importante primeiro escolher o seu tema e estética de talheres, tecidos, vegetação e flores que você tem disponível. Sua escolha de paleta de cores pode ser guiada pelos belos alimentos frescos ou botânicos da estação. Escolha 2 ou 3 cores para inspirar o seu estilo de decoração e, em seguida, misture e combine uma variedade de talheres, louças e lençóis ou fraldas para um toque pessoal. Por fim, ajuste a iluminação e selecione a lista de reprodução perfeita para definir o clima.

Monte sua tábua de pastagem com uma abundância de cores, texturas e coloque seus itens artisticamente em diferentes alturas para criar interesse. Comece cortando e organizando o queijo primeiro e depois preencha os espaços ao redor deles. Você pode dobrar carnes de charcutaria de maneiras criativas para adicionar textura e usar pistaches e outras nozes para preencher as lacunas. Criar um ponto focal também aumentará a estética, como uma roda de brie assada escorrendo em favo de mel.

Os jogos no gramado também são uma ótima maneira de manter o grupo entretido enquanto desfruta de uma tarde de fim de semana pastando ao sol.

Veja também: Como harmonizar grazing food com vinho

Dicas de harmonização de vinhos:

Jaraman Grenache (ou similar)

Grenache é um vinho de estilo suculento e de corpo médio, com um final gracioso e longo. Esta gota tem grandes sabores aromáticos de framboesa e ausência de taninos e acidez elevados. Portanto, Grenache combina maravilhosamente com queijos semi-moles a mais duros. Complete os queijos semi-moles e duros com torradas e chouriço.

Construa sua Grazing Food com:

  • Queijo: Cheddar Afiado, Asiago, Biscoito Parmigiano-Reggiano
  • Biscoito: Pão Estaladiço
  • Carne Curada: Chouriço

Estate Label Espumante (ou similar)

Espumante é sempre um prazer para todos e o vinho perfeito para iniciar uma degustação. O Estate Sparkling apresenta um equilíbrio perfeito de raspas cítricas, suavidade cremosa e bolhas para enriquecer muitos queijos macios. Queijo branco e azul cremoso macio ou mesmo queijo creme triplo é um ótimo par, pois as bolhas cortam a rica textura amanteigada. Coloque este tipo de queijo em uma bolacha especial de figo e noz-pecã unida por uma fatia de salame.

Construa sua Grazing Food com:

  • Tipo de queijo: Fromager d'Affinois, Brie, Queijo azul cremoso
  • Biscoito: Figo e noz-pecã Biscoitos especiais
  • Carne curada: Salame

Estate Label Pinot Noir Rosé (ou similar)

O Pinot Noir Rosé é geralmente apreciado devido ao seu clássico frescor, acidez crocante e sabores de frutas delicadas e refrescantes. Este vinho, sem dúvida, combina bem com queijos frescos, jovens e salgados. O leite de vaca macio, os queijos picantes e salgados combinam com a acidez do rosé. Experimente com uma fatia fina de baguete coberta por presunto raspado.

Construa sua Grazing Food com:

  • Queijo: Feta, Mussarela, Burrata, Baby Swiss
  • Biscuit: Baguete em fatias finas
  • Carne Curada: Presunto

Jaraman Cabernet Sauvignon (ou similar)

O Cabernet Sauvignon oferece uma estrutura generosamente ousada e saudável, portanto, ao procurar emparelhar com queijo, escolha queijos com sabor completo. Como um cabernet sauvignon é bem equilibrado, complexo e gratificante, um queijo duro e intenso com sabores complexos garantirá que eles se complementem e não se sobreponham. Para manter o equilíbrio, coma este tipo de queijo com bolachas simples, sal marinho ou grãos cobertos com salame.

Construa sua Grazing Food com:

  • Queijo: Gouda Envelhecido, Cheddar Envelhecido e Grana Padano
  • Biscoito: Biscoito Simples, Sal Marinho ou Grãos
  • Carne Curada: Salame (Salame Quente)

Estate Label Chardonnay (ou similar)

Chardonnay é um vinho agradável e cheio de boca, repleto de sabores frescos de frutas, cremoso e tostado subjacente. Sirva este chardonnay com queijos amanteigados e ricos, pois seu caráter pode suportar a textura fofa e os sabores intensos. O rico queijo vai bem em um biscoito de água simples e presunto.

Construa sua Grazing Food com:

  • Queijo: Queijo de Cabra, Gruyère, Brie e Gorgonzola
  • Biscoito: Biscoito de água ou palitos de pão
  • Carne Curada: Presunto

TWP Riesling (ou similar)

Rieslings são extraordinariamente versáteis com alimentos. Em geral, combine riesling mais leve e crocante com queijo macio, cremoso a semi-duro delicado. A acidez deste riesling e a doçura sutil de frutas tropicais proporcionam um belo equilíbrio com queijos macios e ricos. Aprecie estes queijos em chips crocantes de pita com presunto fatiado ou presunto.

Construa sua Grazing Food com:

  • Queijo: Cammerbet, Brie, Havarti e Young Cheddar
  • Biscuit: Pita Chips
  • Carne Curada: Presunto ou Presunto