Um guia para harmonizar vinho com cordeiro, com uma lista de vinhos específicos e elogios dos críticos com base nos tipos de vinho mencionados.
O carneiro foi executado com um parceiro natural para muitos vinhos tintos, embora algumas sutilezas a serem executados, é um parceiro com base em como a cozido.
O cordeiro alimentador com leite é uma iguaria servida em vários países do Mediterrâneo que combina com vinhos tintos preciosos com alguma idade em garrafa, como Rioja tinto, Bordeaux de alta qualidade e Borgonha tinto. Cordeiro cozido rosa funciona com exemplos um pouco mais claros; uma escolha menos óbvia seria uma espumante rosa.
No entanto, um jantar de cordeiro assado de mal passado a bem feito, ou pernil de cordeiro assado, seria melhor para um Cabernet-Merlot australiano um Sangiovese toscano, como Morellino di Scansano , ou um Syrah do norte do Rhône, como um Côte-Rôtie . Carneiro e cortes mais gamy trazem à mente Ribera del Duero, Priorat, Cornas, Bairrada e tintos igualmente terrosos e corajosos.
Os ensopados de cordeiro britânicos ou irlandeses são geralmente assuntos simples com caldo, vegetais de raiz e ervas e especiarias sutis. Escolha um tinto descontraído, como um Castille Garnacha ou Côtes du Rhône. Para um ensopado à base de vinho tinto, use a mesma garrafa com a qual você cozinhou ou uma versão melhor dela.
Pratos de influência norte-africana precisam de um tinto robusto, mas nada muito tânico. Experimente vários tintos Languedoc, Syrah ou tintos suculentos e jovens à base de Tempranillo . Pratos de cordeiro gregos e turcos podem envolver mais limão e ervas, então use um tinto com mais acidez, como Chianti . Se os acompanhamentos também incluem folhas de salada e, talvez, feta, você pode experimentar um branco grego – veja nossa seção sobre Harmonização de Vinhos para Queijo de Cabra e Feta.
Em um churrasco, um vermelho suculento, em vez de tânico, lida melhor com a carbonização, a fumaça e a doçura nos molhos. Tintos chilenos e misturas à base de Pinotage e Pinotage da África do Sul podem funcionar. O sucesso de combinar o vinho com caril de cordeiro ao estilo indiano pode, é claro, depender da precisão de calor e das especiarias do prato. Um frutado Zinfandel californiano pode funcionar.
Nossa experiência com carne de cabra é geralmente precisa de um longo cozimento lento para ficar macia. Ao combinar com vinho, pode ser tratado como cordeiro bem passado.
Três principais opções:
- Châteauneuf-du-Pape (Vermelho), Rhône, França;
- Ribera del Duero (Tempranillo), Espanha;
- Zinfandel, Dry Creek Valley, EUA