Peixes carnudos como salmão, cavala, peixe-espada, tamboril e atum tendem a combinar com vinhos brancos ricos.
Exemplos incluem brancos mais encorpados de Friuli, no norte da Itália, e brancos mais ricos da Borgonha, incluindo Pouilly-Fuissé e Chassagne-Montrachet . Uma mistura de Sauvignon Blanc-Semillon também pode funcionar muito bem.
Salmão assado combina bem com Pinot Noir ou Gamay, especialmente quando servido com legumes assados, e peixes como o lúcio também funcionam bem com um vermelho claro – muitos dos quais podem ser servidos frescos, se necessário.
Peixes de sabor forte, salgados e salgados, como anchovas e sardinhas, também combinam bem com Pinot Noir leve, bem como Crémant de Bourgogne, Crémant de Limoux , Cava e outros vinhos espumantes. Você também pode experimentar os brancos com nozes feitos de Grenache Blanc.
Peixe defumado – por exemplo, salmão ou truta – é mais seco e geralmente precisa de um vinho brilhante e frutado para dar um contraste equilibrado. Classicamente é servido um Borgonha branco, mas você também pode experimentar um espumante rosé ou um Riesling seco. Veja nossa seção Harmonização de Vinhos para Peixe Branco para comentários sobre molhos.
Três principais opções:
- Graves Blanc (Sauvignon Blanc - Semillon), Bordeaux, França;
- Chassagne-Montrachet, Borgonha, França;
- Beaujolais (Gamay), França.