Certas taças ou copos de vinho têm um desempenho melhor do que outros (na verdade, há alguma ciência para apoiar isso). Dito isto, quais são as melhores taças ou copos de vinho para você?
Você pode beber vinho de qualquer recipiente que desejar, seja um copo de vinho, uma caneca de café, um frasco de pedreiro ou um copo dixie. Você pode abandonar o copo completamente e beber direto da garrafa para tudo que me importa.
No entanto, usar a taça ou o copo certo melhora o sabor do vinho. E também não lhe custaram uma fortuna. (A menos, é claro, que você esteja obcecado…)
A importância de um vidro adequado
Existe agora há uma evidência científica que apoia a importância da forma do vidro.
Em 2015, um grupo médico japonês usou uma câmera especial para registrar imagens de vapores de etanol em diferentes vidros. Em seu estudo, o grupo de pesquisa mostrou como diferentes formas de vidro afetaram a densidade e a posição dos vapores nas aberturas de diferentes vidros.
Por que os vapores são importantes? Bem, eles carregam compostos aromáticos em seu nariz. Os compostos aromáticos são responsáveis pela produção da grande maioria dos sabores do vinho.
Por que existem tantas taças diferentes para o vinho?
Das muitas taças ou copos de vinho disponíveis, você descobrirá que certas formas são melhores para desfrutar de certos tipos de vinho.
A propósito, realmente não importa se a sua taça ou copo é com ou sem haste. É mais sobre como a forma do recipiente coleta aromas e deposita o vinho em sua boca. Eu sei que alguns de vocês entusiastas vão discordar fortemente!
Abaixo está um resumo das formas primárias de vidro e os vinhos que tendem a ter um bom desempenho nessas formas.
Sabe aqueles copos com haste que você enche até o topo? Não são taças de vinho, são copos hipster.
Para provar sabores no vinho, você realmente precisa de espaço acima do vinho para coletar aromas.
Taças de Vinho Branco
Os vinhos brancos são normalmente servidos em taças menores. Taças menores:
- Preserva os aromas florais
- Mantém a temperatura mais fria
- Expressa mais acidez no vinho
Proporciona mais aromas (mesmo em temperaturas mais baixas) devido à proximidade do nariz.
Você notará que vinhos brancos encorpados como Chardonnay envelhecido em carvalho, Viognier, White Rioja e vinhos laranja são melhores com uma taça maior.
A taça maior, originalmente introduzida por Riedel como um copo “Montrachet”, enfatiza melhor uma textura cremosa por causa da boca mais larga.
Taças de vinho tinto
A escolha de uma taça de vinho tinto tem muito a ver com a atenuação do amargor dos taninos ou sabores picantes para entregar um vinho de sabor mais suave.
Depois de alguns anos de degustação de vinhos em taças diferentes, notamos que os vinhos tintos tendem a ter um sabor mais suave em taças com uma grande abertura. Claro, a distância do fluido real afeta o que você cheira.
Taça grande “Bordeaux”
Esta forma de vidro é melhor com vinhos tintos mais ousados, como Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Alicante Bouschet ou Bordeaux Blends.
Fornece mais compostos de aroma versus a queima do etanol por estar mais longe do nariz.
- Maior área de superfície para deixar o etanol evaporar
- A abertura mais larga torna os vinhos mais suaves
- Taça de Vinho Tinto “Padrão”
Uma ótima taça para vinhos tintos de médio a encorpado com notas de especiarias e/ou alto teor alcoólico.
O tempero é suavizado porque os sabores atingem sua língua mais progressivamente a partir da abertura menor. Experimente vinhos como Zinfandel, Malbec, Syrah (Shiraz) e Petite Sirah com este copo.
Taça redonda: Aromas “Bourgogne”
Uma ótima escolha para vinhos tintos mais leves e delicados com aromas sutis. A grande taça redonda ajuda a recolher todos os aromas. Experimente esta forma de vidro com misturas de Pinot Noir, Gamay , Zweigelt, St. Laurent, Schiava, Freisa, Valpolicella e até mesmo Nebbiolo!
Taças de vinho especiais
Você pode encontrar um motivo para comprar alguns copos de vinho especiais, dependendo do que você costuma beber mais.
Por exemplo, não podemos viver sem a nossa taça oficial do Porto. Seu tamanho pequeno e boca estreita reduz a evaporação (é um vinho de alto teor alcoólico).
E as taças “universais”?
Alguns fabricantes de taça, oferecem alguns modelos com “vidro universal”.
Esta é uma ótima ideia para os entusiastas pragmáticos e que economizam espaço que não querem se preocupar com todas as formas diferentes, por isso é difícil se preocupar com as diferenças sutis na entrega de sabor.
Dito isto, se você é alguém que “só bebe tintos fortes”, pode ser melhor servido com uma taça Bordeaux de tamanho grande.
Teste rápido: Que tipo de taça de vinho devo comprar?
Responda a essas perguntas com sinceridade para descobrir que tipo de taça comprar.
- Você lava à mão utensílios de cozinha especiais, como facas?
- Você tem lugares para guardar taças de vinho altos?
- Você gosta de usar uma taça de vinho quase todas as noites?
- Você lava a louça depois do jantar?
- Você encontra prazer em limpar e organizar sua cozinha ou banheiro?
- Você tem áreas seguras que estão fora dos limites para crianças?
Se você respondeu principalmente “Não”, possuir taças de cristal fino o deixará louco. Em vez disso, compre copos ou copos de cristal sem haste. Estes serão mais fáceis de manter e não lhe darão um acesso de raiva se quebrarem. Você também pode lavá-los na máquina de lavar louça.
Se você respondeu principalmente “Sim”, você é neurótico (a) o suficiente para manter os copos de cristal limpos e brilhantes. (Sim!) Você deve procurar obter um conjunto de 6 copos de vinho de cristal correspondentes que você pode usar nos próximos anos.