A região vinícola da Lombardia é amplamente conhecida pelo vinho espumante Franciacorta e pelo tinto Valtellina. No entanto, você também descobrirá lugares escondidos de viticultura e vinificação, onde os vinhos vêm principalmente de vinícolas artesanais de propriedade familiar. Explore a região vinícola da Lombardia e descubra seu território abençoado com vales montanhosos, lagos espetaculares e deliciosa culinária terrena.
Onde fica a região vinícola da Lombardia?
A Lombardia é uma das maiores regiões e o motor industrial da Itália localizada no norte do país com Milão como capital regional. A região é limitada ao norte pela Suíça e pela região de Emilia-Romagna ao sul, Trentino-Alto Adige e Veneto a leste e Piemonte a oeste. Embora a área esteja amplamente associada à vida urbana industrial, a região tem surpreendentemente muito a oferecer. Começou com lagos montanhosos de tirar o fôlego e cidades medievais, terminou com pequenas vinícolas artesanais em lugares escondidos e culinária local de montanha.
CAIXA DE HISTÓRIA: Desde os tempos celtas e depois romanos, a cultura da vinha na Lombardia é nativa, o poeta romano Plinius já menciona os vinhos de Oltrepò e Catulo do Lago de Garda. Durante séculos, no entanto, a capital Milão foi a principal compradora dos saborosos vinhos da região. Desde meados do século XX, a produção de espumantes tornou-se cada vez mais importante.
Vinhos com personalidade e bolhas elegantes da região vinícola da Lombardia
As margens oeste e sul do lago Garda, Franciacorta entre Bérgamo e Brescia, e Valtellina , o vale do rio Adda na fronteira com a Suíça, onde Nebbiolo é cultivado desde os tempos antigos, são as mais adequadas para a viticultura.
Denominações da região vinícola da Lombardia: No total, a área tem 5 áreas DOCG, sendo as DOCGs Franciacorta e Oltrepò Pavese Metodo Classico apenas para vinhos espumantes. Além disso, a Lombardia possui 22 vinhos DOC e 15 vinhos IGT.
No entanto, aqui você pode descobrir vinhos menos populares, mas de alta qualidade, como Lugana e Garda, Botticino, Moscato di Scanzo e Valcalepio e Oltrepò Pavese.
Segundo moradores da região, é recomendado o Franciacorta pela grande qualidade dos vinhos produzidos e belas adegas em uma localização geográfica fabulosa. Ótimas comunicações rodoviárias, aeroportuárias e ferroviárias e, claro, alto nível de hospitalidade.
Bolhas de Franciacorta
A área vinícola de Franciacorta, perto de Brescia e do Lago Iseo, produz um dos vinhos espumantes mais prestigiados da Itália. Os vinhos aqui são feitos de acordo com o método tradicional de champagne. No entanto, ao contrário de seus colegas franceses, aqui, na região vinícola da Lombardia, eles usam Pinot Bianco em vez de Chardonnay e Pinot Noir. O vinho espumante tem que amadurecer por 18 meses, um vinho espumante vintage até 30 meses antes de poder entrar no mercado. Desde 1995, os espumantes Franciacorta têm status DOCG e também criaram o DOC Franciacorta para a produção de vinhos não espumantes.
Para além das clássicas castas brancas, Franciacorta tem também um espumante rosé muito apelativo e a especialidade regional Satèn. É um espumante produzido após o "Metodo Classico" que envelheceu mais do que o espumante habitual desta área de cultivo. É também um Blanc de Blancs das castas Chardonnay e Pinot Bianco.
Tintos de alta altitude de Valtellina
Uma zona vitícola histórica Valtellina na parte alpina da região vinícola da Lombardia produz vinhos tintos leves da principal variedade de uva Nebbiolo, que é chamada localmente Chiavennasca. A variedade de uva Nebbiolo é cultivada aqui desde o século V e fora do Piemonte, a região vinícola da Lombardia é o único lugar onde a uva encontrou o melhor terroir e clima.
Mais a ser descoberto!
A parte leste, Lugana, ao sul do Lago de Garda, é dominada pelas uvas brancas Trebbiano di Lugana, das quais são produzidos vinhos brancos Lugana frescos, frutados e de peso médio. Sob o nome de vinhos Sforzato de uvas secas Nebbiolo chegam ao mercado.
Vinhos brancos interessantes também são produzidos ao sul do Lago de Garda a partir da variedade de uva Turbiana. Uma das regiões mais conhecidas, o Oltrepò Pavese, conta com vinhos tintos decentes das variedades de uvas Barbera ou Croatina, das quais esta última também produz uma variedade delicadamente espumante e muito interessante, a Bonarda Vivace.
Para os amantes do vinho de sobremesa, não deixe de visitar a pequena aldeia montanhosa de Scanzorosciate, na província de Bérgamo, onde se produzem os nobres vinhos de sobremesa Moscato di Scanzo. Excepcionalmente para um Moscato, o Moscato di Scanzo é um vinho tinto produzido a partir da uva Moscato di Scanzo de pele escura e altamente aromática.
Vinícolas com adega aberta
A melhor maneira de descobrir as peculiaridades da região vinícola da Lombardia e provar seus vinhos premium é planejar sua visita diretamente à adega. Dê uma olhada em nossa seleção de vinícolas na Lombardia espalhadas por diferentes partes da região e escolha uma de acordo com seu gosto e planos de viagem.