O quarto maior país produtor de vinho da América do Sul
A região vinícola do Uruguai é o quarto maior produtor de vinho da América do Sul. O país é o melhor a conhecer pelos vinhos tintos produzidos a partir da casta Tannat, bem como pelos vinhos brancos produzidos a partir de Albarino.
A história da vinificação no Uruguai remonta a 1870, quando imigrantes italianos e bascos trouxeram Tannat para cá. Mais tarde, em 1954, Albarino foi introduzido por imigrantes espanhóis. Nos últimos anos, a qualidade do vinho produzido na região vinícola do Uruguai vem aumentando, assim como a popularidade dos vinhos em todo o mundo. Além de Tannat e Albarino, existem outras variedades de uvas comuns, como Merlot, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Sauvignon blanc e Cabernet Franc.
A terra de Tannat
Em contraste, foram os imigrantes franceses no Uruguai que trouxeram uma variedade francesa: Tannat, que é difundida no sudoeste da França. Os vinhos uruguaios são para os amantes de taninos fortes. Na França, o tanato caiu em desuso devido à estrutura de tanino mais duro, mas no Uruguai, sob o sol sul-americano, produz vinhos mais suaves e charmosos.
Enoturismo no Uruguai
Faça um tour pelas regiões vinícolas uruguaias conosco para descobrir a autenticidade do país junto com nossos parceiros locais. Descubra os aromas de Tannat, explore a gastronomia local e admire a beleza natural da região vinícola.
Regiões vinícolas do Uruguai
Aqui, os vinhedos cobrem cerca de 8.000 hectares e se espalham de leste a oeste de norte a sul em diferentes regiões vinícolas uruguaias. As regiões vinícolas uruguaias são divididas em zonas ribeirinhas sul, leste, sudoeste, central e oeste.
Zona Sul - Os maiores vinhedos da região vinícola do Uruguai
Canelones, localizado na zona sul, é uma das maiores regiões vinícolas uruguaias. A região possui paisagens espetaculares de colinas, praias e fazendas. Canelones está localizada ao norte de Montevidéu, onde o clima quente e os solos calcários ricos em argila favorecem a produção de vinhos com teor alcoólico e acidez equilibrados.
Outra importante região vinícola localizada na Zona Sul é Montevidéu, a capital do país. A região abriga um dos vinhedos mais antigos da região vinícola do Uruguai. A expansão da cidade empurrou os vinhedos dos limites da cidade para Canelones. É por isso que a maior parte da produção de vinho da região vinícola do Uruguai ocorre em Canelones.
A quarta maior região vinícola da região vinícola do Uruguai, San José, também está localizada na Zona Sul do país. As condições climáticas e os solos são muito semelhantes aos da região vinícola de Canelones. Os enólogos de San José produzem vinhos brancos de castas internacionais como Pinot Blanc, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Tannat, sozinho ou em mistura com Tempranillo, Cabernet Franc, Syrah e Merlot, também é bem difundido em San José.
Zona Central - Canto Ensolarado com Solos de Terra Vermelha
Durazno é uma das famosas regiões vinícolas uruguaias localizadas na Zona Central. Esta zona é caracterizada por um clima mais quente. Assim, em Duranzo, eles normalmente colhem duas semanas antes em Canelones. Durango é famosa pela produção de vinhos Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc bem amadurecidos.
Zona Leste - Vinhas em Altitude Mais Alta e Terroirs Interessantes
A região vinícola do Mandolado representa a Zona Leste do país, que se caracteriza por interessantes solos de rochas cristalinas e incrustações de quartzo. Solos particulares da região conferem mineralidade específica aos vinhos aqui produzidos. Mandolado é o lar de um dos resorts costeiros mais populares do Uruguai, o que coloca esta região no hotspot de viajantes internacionais. Os últimos investimentos e melhorias na vinificação trazem promessas de que Mandolado está se tornando um novo centro de vinificação uruguaia depois de Canelones.