White Bordeaux blend é um termo que usamos para reunir vinhos misturados das três clássicas uvas de vinho branco de Bordeaux: Semillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. Neste blend, Sauvignon traz seus aromas de grama marca registrada, enquanto Semillon adiciona um toque de complexidade e uma nota de cera e mel. Muscadelle, a menos conhecida das três variedades, contribui com aromas de uva.
As clássicas misturas brancas de Bordeaux são de cor dourada pálida, talvez com flashes verde-dourado, e são caracterizadas por aromas de frutas cítricas, grama e feno. Exemplos doces, como os feitos nos distritos de Sauternes, Cerons, Cadillac e Loupiac de Bordeaux, mostram uma variedade de limão com mel, marmelada de laranja, damasco seco e até sabores tropicais preservados com (dependendo da idade) notas secundárias de nozes doces e melado.
A mistura clássica de Bordeaux é talvez uma das categorias de vinho branco mais negligenciadas no mundo hoje. Até a década de 1960, os vinhedos de Bordeaux eram dominados por variedades de vinho branco, mas as mudanças nos gostos e preferências do consumidor funcionaram muito a favor dos vinhos tintos. Isso, combinado com melhorias nas técnicas de vinificação que tornaram o Bordeaux tinto mais barato de produzir, logo viu o Bordeaux branco ser deixado de lado. Ainda hoje o Bordeaux branco permanece fortemente ofuscado por sua contraparte vermelha.
Se feito de acordo com a tradição e de acordo com as leis de denominação, um vinho branco clássico de Bordeaux conterá pelo menos 25% de Sauvignon Blanc, para garantir um certo frescor aromático. Para vinhos aromáticos de estilo mais leve, um enólogo preferirá Muscadelle. Para um estilo mais rico e digno de adega, uma proporção maior de Semillon é usada.
Claro, muitos vinhos brancos de Bordeaux são simplesmente uma mistura de Sauvignon Blanc – Semillon , e não incluem o menos conhecido Muscadelle.
As combinações de comida para as misturas brancas de Bordeaux incluem:
- Terrina de lagosta
- Pimentões recheados com tofu
- Tacos de peixe