França: O berço do vinho no velho mundo

A região vinícola da França combina o prazer requintado com as longas tradições de vinificação. Juntamente com a Itália e a Espanha, a França é um dos maiores e mais importantes produtores do mundo, qualitativa e quantitativamente. As principais regiões vinícolas francesas, como Bordeaux, Borgonha e Champagne exclusiva, têm uma excelente reputação internacional.

Cerca de 70% dos vinhedos, na região vinícola da França, são plantados com variedades de uvas tintas e 30% com variedades de uvas brancas. São mais de 300 AOPs - denominações de origem controladas - numa área de vinha de 895.000 hectares. Segundo a filosofia francesa, o vinho é uma expressão do solo, do clima e da cultura criada pelo homem: o terroir. Em nenhum lugar é melhor expresso do que nos vinhos de diferentes regiões da região vinícola da França.

Leia também: Vinho Francês

O que seria do Pinot Noir sem a Borgonha e os monges cistercienses? O que seria do Cabernet Sauvignon sem os solos de cascalho permeáveis ​​à água nas chamadas margens esquerdas do Gironde em Bordeaux? E o Champagne sem solos de giz e o conhecimento inovador de Dom Pérignon, que chamou os outros monges enquanto bebia seu primeiro champanhe espumante de produção própria: “Venham depressa. Eu bebo estrelas.”

A diversidade de terroirs e tradições vitivinícolas relacionadas aos territórios da região vinícola da França o tornam um destino excepcional para enoturistas.

Enoturismo na França

O enoturismo na França é bem desenvolvido e as experiências diferem de região para região. Milhões de entusiastas do vinho viajam para a França todos os anos para descobrir vinícolas, vinhos excepcionais e experimentar o maravilhoso patrimônio que o país possui. As regiões vinícolas francesas oferecem toda uma gama de variedades de uvas especiais com várias características e oferecem algo para absolutamente todos os paladares. Visite a região vinícola da França e descubra a extensa quantidade de experiências de enoturismo, começando com simples degustações de vinhos e passeios pelos vinhedos, terminando com experiências de colheita, passeios de bicicleta e piqueniques nos vinhedos. E muito mais! as possibilidades são infinitas... Saiba mais sobre o enoturismo na França.

Descubra as regiões vinícolas francesas

Experimente terroirs únicos, paisagens e vinhos da região vinícola da França.

Alsácia - a região mais aromática da região vinícola da França

Se você começar no norte da França, perto da fronteira alemã, a encantadora região da Alsácia possui cidades e vilarejos pitorescos com casas em enxaimel e uma bela mistura de culturas alemã e francesa.

Na região da Alsácia, você encontrará um dos vinhos mais aromáticos das castas como Silvaner, Riesling, Gewürztraminer, Pinot blanc, Pinot Gris, Muscat d'Alsace e Pinot Noir. Aqui na Alsácia, a nova geração de viticultores concentra-se consistentemente na redução dos rendimentos e no aumento da qualidade, o que traz um novo impulso à região tradicional. Os vinhos da Alsácia são um ótimo companheiro para pratos locais que carregam influência franco-alemã.

Visite esta região única da região vinícola da França, descubra a beleza das aldeias históricas, a cultura e, claro, desfrute de degustações de vinhos e passeios na Alsácia.

Champagne – As bolhas mais exclusivas da França

A cerca de 150 km a nordeste da capital da França, Paris, os espumantes mais famosos do mundo são produzidos nas cidades de Reims e Epernay, na região de Champagne. Champagne é uma das regiões vinícolas mais populares da França e é o principal destino para enoturistas.

A paisagem proporciona uma simbiose quase perfeita de solo, clima e local: o clima relativamente fresco implica o facto de as uvas terem um longo período de maturação. O solo tem uma superfície de giz que age como uma esponja com uma camada superior arenosa e argilosa. Um formigamento fino, o aroma estimulante e o sabor único do champanhe criam entusiasmo em todos os lugares.

Para a produção de champanhe, as principais variedades de uvas são Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay.

Estas uvas devem ser produzidas na área AOC estritamente definida para que este espumante possa ser chamado de Champagne. O champanhe é produzido por fermentação em garrafa, o chamado “Méthode champenoise”.

Loire - ao longo de castelos de conto de fadas de tirar o fôlego

A região do Loire conta com mais de 2.000 anos de história vinícola depois que os antigos romanos plantaram vinhedos aqui.

A região de Val de Loire se estende ao longo do rio Loire, que é ladeado por castelos de contos de fadas.

Viaje pela rota do vinho do vale do Loire, que é a rota mais longa para descobrir a grande diversidade da região e seus vinhedos listados na Lista do Patrimônio da UNESCO como uma paisagem cultural excepcional.

A região vinícola é famosa por seus vinhos de classe mundial. 52% da produção é para vinhos brancos, 26% para vinhos tintos, 16% para rosés e 6% para espumantes. Além disso, a região é o segundo maior produtor de rosés de denominação na região vinícola da França. Vinhos tintos e brancos frescos e frutados e vinhos doces ricos em extratos vêm das vinhas do Loire. Chenin Blanc é a variedade de uva dominante que tem sido cultivada aqui desde o século IX. Os vinhos jovens cheiram a maçã e frutas cítricas e ganham ainda mais diversidade aromática com a idade. Sauvignon Blanc é a variedade de uva branca mais importante das regiões de Pouilly-Fumé e Sancerre, renomadas regiões de vinho branco na região vinícola da França.

Leia também: As melhores Rotas do Vinho para explorar

Sul do Mediterrâneo

Explore as regiões vinícolas francesas na costa mediterrânea, onde você descobrirá os vinhos fortificados de Roussillon, traçará a história dos vinhos espumantes mais antigos do mundo em Languedoc e desfrutará de famosos Rosés da essência da França - Provence.

Languedoc-Roussillon

Na região vinícola do sul da França, em Languedoc-Roussillon, cerca de um quarto da produção de vinho da França é feita. 60% dos 900.000 hectares de videiras totais são plantados com variedades tintas, que incluem Carignan, Syrah e Grenache Noir e Mourvèdre. No caso dos brancos, além do internacionalmente conhecido Chardonnay, o Viognier, cujos vinhos são muito florais com aromas de damasco, pêssego, flores e frutas exóticas, é encontrado ao longo da costa mediterrânea em altitudes de cerca de 250 metros. Arbustos baixos, os chamados Machia, caracterizam a paisagem, o que confere aos vinhos as suas típicas notas de especiarias. Confira degustação de vinhos e passeios em Languedoc-Roussillon, para explorar os vinhos locais.

Provença

A partir daqui é quase um tiro de pedra para a área de cultivo de Provence, que é caracterizada por condições de solo extremamente pobres.

A região de Provence é considerada uma das regiões vinícolas mais antigas da França, com as primeiras vinhas cultivadas pelos gregos antigos. Famosa por seus campos de lavanda, estilo e sofisticação, a região também é conhecida pela produção de um dos melhores rosés da França. No entanto, muitos outros tipos de vinhos de alta qualidade também são produzidos aqui.

Sentado na esplanada de uma adega com refrescante brisa fresca do mar e um copo rosé com aromas característicos da região.

Parece uma viagem de vinho que você faria? Se sim, confira Degustações de Vinhos e Tours em Provence para uma experiência memorável.

Ródano

A região do Rhône, uma das regiões vinícolas mais antigas da França, se estende ao longo do rio Rhône até o Mar Mediterrâneo, na parte sul do país. A região é famosa por muitos vinhedos com terraços íngremes mais antigos do país e vinhos tintos excepcionais.

Leia também: Ródano: O vale mais importante da França

As variedades de uvas indígenas da região do Rhône, conhecidas como “Rhône Grapes” e os terroirs juntos, inspiram os “vinhos estilo Rhône”, que são os favoritos dos amantes do vinho em todo o mundo.

Venha explorar os famosos vinhos do estilo Rhône, incluindo tintos arrojados e picantes do norte do Rhône.

Explore Degustações e Tours de Vinhos em Rhône, escolha o seu favorito e garantiremos que você tenha uma experiência memorável com nossos parceiros locais.

Bordeaux - A região vinícola mais exclusiva da França

Bordeaux é uma das regiões vinícolas francesas mais famosas, localizada no sul da França, no Oceano Atlântico. Esta famosa região vinícola tem um toque mediterrâneo e um clima quente e ameno. Os verões quentes e o final do outono quente oferecem as condições ideais para o cultivo de vinhos tintos requintados. Enquanto nos castelos típicos da região de Médoc, ao sul do rio Gironde, é cultivada principalmente a casta Cabernet Sauvignon, os vinhos da casta Merlot vêm principalmente das áreas de St. Emilion e Pomerol, ao norte do Gironde. Principalmente eles vêm como um cuvée junto com Petit Verdot e Cabernet Franc.

Reconhecida mundialmente por seus vinhos harmoniosos e de qualidade premium, Bordeaux é um importante player no mercado internacional de vinhos. Além disso, a cidade de Bordeaux é uma das grandes capitais do vinho, famosa por seu patrimônio histórico e um cenário gastronômico excepcional.

A região vinícola de Bordeaux oferece uma diversidade de Provas & Tours de Vinhos, onde você pode explorar completamente os segredos que tornam a região tão exclusiva.

No Reino da Borgonha - O Lar de Pinot Noir e Chardonnay

A Borgonha está localizada no lado leste da região vinícola da França ao norte do Rhône e se estende do norte de Chablis através da Côte d'Or, ao sul de Dijon, até Beaujolais , no sul da região. A Côte d'Or, uma área estreita e ensolarada, é novamente dividida em Côte de Nuits e Côte de Beaune. A Côte de Nuits é o lar de vinhos tintos particularmente finos da uva Pinot Noir, ao lado da Chardonnay, a variedade de uva mais importante da Borgonha. Existem cerca de 400 tipos de solo na região que contribuem para as uvas de alta qualidade. O solo da Borgonha varia em riqueza, profundidade e conteúdo mineral.

Visitar a região da Borgonha é uma ótima experiência para os amantes do vinho. Conhecer viticultores apaixonados e desfrutar de Provas & Tours que eles oferecem serão experiências inesquecíveis. Desperte o seu paladar com estes vinhos fabulosos!

O lado alpino áspero da França - Jura e Savoy

Jura e Savoy são duas joias deliciosas e desconhecidas da parte oriental da região vinícola da França. A sul da Borgonha, a região do Jura e da Sabóia tem uma paisagem alpina que convida a caminhadas maravilhosas, bem como a vinhos excitantes e invulgares, como o Vin jaune. 80 por cento dos vinhos brancos são produzidos aqui, que são principalmente expandidos oxidativamente. As castas mais importantes são Chardonnay e Savagnin Blanc (Traminer) para vinhos brancos e Poulsard, Trousseau e Pinot Noir para vinhos rosés e tintos. Além dos vinhos tranquilos, também é produzido o Crémant du Jura.

Essas regiões vinícolas alpinas escondidas da França são consideradas um verdadeiro paraíso para os amantes de queijo, para aventureiros ao ar livre com paisagens alpinas de tirar o fôlego, lagos deslumbrantes, cachoeiras e cavernas. Visite Jura e descubra a qualidade e a resposta potável da França ao xerez espanhol - Vin Jaune, vinho distinto da região de Jura com o sabor único de nozes, frutas secas e especiarias.

A Ilha da Beleza

Depois de todas as distintas regiões vinícolas francesas, o país também tem vinhos insulares da Córsega. Uma ilha verde com um toque mediterrâneo cercada por macchia verde e sempre com vista para o mar azul-turquesa. A ilha da beleza goza de um clima muito contrastante que beneficia perfeitamente a vinificação da Córsega. Sciaccarellu, Niellucciu e Vermentino são as castas nobres da Córsega, que podem ser encontradas nas 9 denominações - denominações de origem da ilha.

Explore a Córsega através de suas variedades de uvas, sub-regiões e denominações que dão origem a um estilo distinto de vinhos.