O espectro do chocolate, do branco ao escuro, dá-nos uma gama de sabores e as melhores combinações de vinho não são necessariamente universais.
O chocolate branco não contém cacau e é relativamente flexível para combinar, desde que você tenha um chocolate rico e de alta qualidade. Um Porto tinto é mais classicamente combinado com chocolate mais escuro, mas você também pode combiná-lo com branco para obter um emparelhamento que lembra frutas e creme. O Porto, ou um vinho similar, como Banyuls ou um Rasteau Vin Doux Naturel , também combina bem com uma sobremesa combinando chocolate branco e amargo (veja abaixo). Biscoitos de chocolate branco são frequentemente combinados com nozes de macadâmia e combinam bem com um Moscato brilhante (ou Brachetto d'Acqui , se você quiser sabores vermelhos), ou um Muscat de Beaumes-de-Venise mais untuoso ou Rutherglen Muscadelle.
O creme de chocolate ao leite também ajuda a torná-lo mais amigável ao vinho. Você pode adicionar sabores de caramelo através do vinho, combinando um Montilla-Moriles ou um vinho licoroso de Rutherglen, enquanto emparelhar um Shiraz fortificado é como adicionar frutas a um bolo de chocolate.
O chocolate caramelo é uma mistura harmoniosa de sabores doce, salgado, gordo e amargo, e você pode escolher um vinho que tenha sabores semelhantes, como o PX Sherry ou o Vin Santo. No entanto, se você tiver uma caixa de chocolates para trabalhar ou petiti fours elegantes, opções como Champagne demi-sec , Asti Spumante ou Moscato Piemonte entram em jogo.
O chocolate escuro contém mais cacau e é um pouco mais complicado. Geralmente funciona melhor com uvas tintas de diferentes níveis de doçura (veja acima). Pratos salgados contendo chocolate podem funcionar com muitos dos vinhos em nossas seções de carne bovina e de cordeiro.
Três escolhas principais:
- Ruby Port, Douro, Portugal;
- Banyuls, Roussillon, França;
- Pedro Ximenez, Montilla-Moriles, Spain