Frango e peru por conta própria são uma espécie de tela em branco para harmonização de vinhos; é a variedade de molhos e os acompanhamentos servidos no Natal e no Dia de Ação de Graças que precisam de mais consideração.
Se você sabe que o jantar é frango ou peru, mas não conhece os acompanhamentos, tome um vermelho suculento brilhante, não tão pesado a ponto de inundar o pássaro, mas com frutas suficientes para comer vegetais de raiz saudáveis ou recheio de ervas. Pinot Noir é um bom ponto de partida, e vários Gamay também podem ser considerados (embora tenhamos combinado os vários vinhos Beaujolais em outros lugares).
Um Viognier , talvez californiano ou francês, deve combinar bem com frango assado servido simplesmente com legumes assados doces e milho. Opções semelhantes incluem misturas brancas de nozes do sul do Rhône e exemplos mais leves de Marsanne e Roussanne .
Também é difícil errar com Chardonnay para esses "jantares assados" de estilo europeu e americano; entre inúmeras opções, você pode escolher um Rully branco.
Com caril e pratos condimentados ou molhos e acompanhamentos de sabor forte, o molho, cobertura ou acompanhamento provavelmente deve ser a principal consideração, e você pode querer consultar uma das outras seções deste guia.
Para o peru selvagem, que tem um caráter mais gamey, veja nossa seção sobre Pato, Ganso e Aves de Caça.
Três principais opções:
- Pinot Noir, Costa de Sonoma, EUA
- Châteauneuf-du-Pape Blanc, Rhône, França
- Rully (Chardonnay), Borgonha, França