A réplica italiana do Pinot Gris, o Pinot Grigio é uma mutação branca da família Pinot, compartilhando sua impressão digital genética com o Pinot Noir e o Pinot Blanc. Mais comumente encontrado em todas as regiões do norte da Itália, o Pinot Grigio está fortemente associado a vinhos de corpo leve e acidez picante.
O vinho Pinot Grigio mais pesquisado em nosso banco de dados é o Santa Margherita Pinot Grigio do Alto Adige da Itália.
Pinot Grigio na Itália
Do norte da Itália, em particular, o Pinot Grigio é mais comumente descrito como um branco seco, magro e crocante, com acidez relativamente alta que adiciona uma sensação esplêndida, complementada por aromas de limão, lima, maçã verde e flores.
Este estilo italiano Grigio "cotidiano" é alcançado em primeiro lugar pela colheita das uvas relativamente cedo. Isso é feito na tentativa de reter o máximo de acidez fresca possível. Caso contrário, a variedade é naturalmente muito baixa em acidez.
Para manter o frescor e o "zing", a fermentação e o armazenamento geralmente ocorrem em tanques de aço inoxidável. Se fossem usados barris, isso adicionaria peso ao paladar e aromas doces de baunilha. Isso prejudicaria significativamente o estilo limpo e simples e também aumentaria os custos. Este tipo de vinho Pinot Grigio é quase sempre destinado ao consumo dentro de um ou dois anos da colheita. Adega prolongada não é necessária nem aconselhável.
O nordeste da Itália (Vêneto , Friuli-Venezia Giulia e Trentino-Alto Adige) é o coração produtor de Pinot Grigio. A região exporta grandes quantidades de vinho a cada ano, principalmente para o Reino Unido e os EUA.
No entanto, refira-se que também não faltam exemplos de vinhos premium desta região. Estes podem atingir um peso e textura comparáveis a quase qualquer engarrafamento de Pinot Gris. Os melhores vinhos podem chegar perto da qualidade dos vinhos Grand Cru da Alsácia.
Em muitas partes da Itália, a variedade é usada para fazer vinhos frisantes (semi espumantes) ou espumantes (espumantes). Mas está notavelmente ausente do estilo espumante mais sério do país, Franciacorta (onde Pinot Bianco é permitido). Enquanto isso, o mais popular, o Prosecco, só pode apresentar até 15% de Pinot Grigio contra 85% de Glera .
Pinot Grigio raramente é a base de vinhos mais doces ou de sobremesa na Itália. O Pinot Gris médio ou doce está mais associado à Alsácia e, em escala muito menor, à Nova Zelândia
Pinot Grigio fora da Itália
O estilo refrescante de Pinot Grigio fez grande sucesso em vários países. Ele se saiu particularmente bem nos Estados Unidos (onde é carinhosamente apelidado de "Greej"), bem como no Yarra Valley, Mornington Peninsula e Adelaide Hills da Austrália.
No entanto, fora da Itália, a distinção entre os dois nomes não pode ser confiada com absoluta confiança. O preço deve ser levado em consideração pelos compradores se nenhuma outra informação estiver disponível. Um preço diário pode inferir um vinho encorpado leve colhido cedo.
Algumas vinícolas do Novo Mundo optaram por produzir vinhos Pinot Grigio e Pinot Gris. Estes são geralmente comercializados, respectivamente, como aperitivos e vinhos alimentares.
Viticultura Pinot Grigio
Na vinha, Pinot Grigio é suscetível a uma variedade de doenças. Na Itália, Malattia del Pinot Grigio ("doença de Pinot Grigio") causa deformação das folhas e diminuição dos rendimentos. Cachos de Pinot Grigio são pequenos e compactos, criando um porto ideal para botrytris (é um fungo que está na origem da chamada "podridão cinzenta") e outras doenças de podridão de cachos.
Devido à acidez naturalmente baixa das uvas, em um verão quente, a data da colheita é particularmente importante. Uma data anterior no período de maturação resulta em um nível de acidez mais alto, comprometendo o acúmulo de açúcar e compostos de sabor. É necessária uma consideração cuidadosa dos vignerons.
A data da colheita também pode ter um impacto claro na cor. À medida que o Pinot Grigio amadurece, pode assumir uma tonalidade rosada, embora as cores variem de azul-acinzentado a marrom-rosado. Não é incomum que uma única videira exiba uma variedade de cores. Os vinhos produzidos a partir de uvas mais maduras são geralmente muito mais dourados.
Sinônimos
O Catálogo Internacional de Variedades Vitis lista centenas de sinônimos para Pinot Grigio e Pinot Gris. Isso se deve à diversidade genética da "Família Pinot", bem como ao considerável período de tempo em que o Pinot Grigio foi cultivado na Itália.
Na Alemanha, particularmente nas regiões de Baden e Pfalz, é conhecido como Ruländer e Grauburgunder. No Loire, Savoie e Suíça Pinot Grigio é Malvoisie. Na Hungria, é Szürkebarát que significa "amigável aos cinzas".
Melhores combinações de comida para Pinot Grigio
A acidez crocante e os compostos voláteis à base de frutas cítricas do Pinot Grigio combinam melhor com pratos à base de frutos do mar. Peixe branco grelhado, mexilhões, amêijoas e camarões, bem como uma salada de frutos do mar vão combinar bem.
Pinot Grigio é comumente servido para acompanhar os populares pratos italianos de massas e risotos com creme ou molho à base de tomate fresco.