Chianti Blend refere-se à combinação clássica e de longa data de uvas para vinho usadas nos vinhos de Chianti e outras partes da Toscana. O principal constituinte da mistura é a variedade de uva favorita da Toscana, a Sangiovese. As regras do DOCG de Chianti exigem um componente mínimo de 70%. O número sobe para 75 para o Chianti Colli Senesi e 80% para o Chianti Classico.
Isso pode ser acompanhado por pequenas quantidades de variedades de uvas toscanas menos conhecidas, Canaiolo, Colorino, Ciliegiolo e Mammolo. O vinho típico feito a partir desta mistura apresenta aromas de frutas vermelhas, violetas, ervas secas e cerejas amargas.
A mistura de Chianti evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças na preferência do consumidor e aos avanços na tecnologia dos vinhedos. Houve uma controvérsia significativa quando as leis de denominação de Chianti sancionaram oficialmente as variedades vermelhas de Bordeaux Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot para uso (até 15%) em vinhos Chianti. Os puristas viram essa mudança com uma mistura de suspeita e arrependimento, enquanto outros saudaram os aromas de frutas escuras e a profundidade de cor que as variedades de Bordeaux trazem para o Chianti.
Antes de 2006, as uvas para vinho branco (na maioria das vezes Trebbiano e Malvasia) eram usadas rotineiramente como parte do Chianti Blend. Isso agora é proibido em todos os vinhos Chianti - com Chianti Colli Colli Senesi sendo o último a abandonar totalmente a prática em 2015.
As combinações de alimentos para vinhos Chianti Blend incluem:
- Bistecca alla Fiorentina (bife T-bone grelhado)
- Costelinha de porco no vapor com feijão preto
- Pato confitado com puré de batata doce