Os tomates são bastante ácidos, especialmente quando vestidos com vinagrete, então brancos frescos, crocantes e secos fazem mais sentido.
Saladas, molhos de tomate fresco, salsas e gazpachos combinam bem com um Touraine Sauvignon Blanc, um branco de Gaillac ou um IGP Côtes de Gascogne. Para massas com molho de tomate fresco, considere a força de outros ingredientes, mas, caso contrário, opte por algo como um Pinot Grigio delle Venezie, que também lidará com muitos vegetais e ingredientes mais leves de frutos do mar.
Experimente um Pinot Grigio ou um Verdicchio di Matelica com uma tradicional panzanella (salada de tomate e pão). Pratos mais leves de tomate cozido, como tortas de tomate e gratinados, podem ser tratados de maneira semelhante e combinados com brancos, tintos e rosés mediterrâneos leves.
Para pratos cozidos mais ricos, feitos com tomates enlatados, assados ou secos, os tintos costumam funcionar melhor, especialmente quando são adicionados vegetais grelhados, cogumelos ou carnes, como em uma lasanha. A uva Barbera, Chianti genérico e Montepulciano d'Abruzzo - juntamente com vinhos rosés mais ousados, como Cerasuolo d'Abruzzo - todos têm acidez para lidar com tomates e cortam creme e queijo. Isso os torna úteis para muitas coberturas de pizza também.
Três principais opções:
- Touraine Sauvignon Blanc, Loire, França;
- Barbera, Piemonte, Itália;
- Pinot Grigio Trevenezie IGT, Itália