Queijo de cabra e feta são exemplos de queijos brancos jovens que geralmente são mais adequados para brancos secos e crocantes, com o Sauvignon Blanc fornecendo um ótimo ponto de partida.
Leia também: Harmonização de Vinho e Queijo: Confira esse guia completo
Queijo de cabra e Sauvignon Blanc é uma das combinações clássicas de vinho e comida, e a identidade precisa de cada lado da equação não é de importância crucial. Então você pode comer um queijo da Nova Zelândia com um Sancerre , ou um Crottin de Chavignol com um "savvy" de Marlborough e aproveitar a partida. É melhor, no entanto, evitar exemplos de carvalho, pois eles mostram menos acidez e mineralidade – sem mencionar os caracteres gramíneos/capsicum – que funcionam tão bem.
Queijos de cabra grelhados funcionam tão bem com Sauvignon Blanc, embora você também possa considerar um Rosé d'Anjou, ou um tinto suave muito leve. Vinhos mais frutados provavelmente são melhores se você tiver um queijo enrolado em cinzas. Observe que algumas receitas, como o suflê de queijo de cabra, também incluem cheddar ou outros queijos e, portanto, podem se adequar a uma variedade maior de vinhos.
Veja também essa lista que separamos:
Combinações de Vinho e Aperitivo
Harmonização de Bebidas para Brie e Camembert
Combinações de Vinhos para Cheddar e Gruyère
Há uma variedade de brancos gregos secos e crocantes que, sem surpresa, combinam bem com feta – variedades de uvas a serem observadas incluem Moschofilero e Assyrtico, bem como (mais uma vez) Sauvignon Blanc. Mesmo o cordeiro grelhado, quando servido com queijo feta, torna-se muito mais receptivo aos vinhos brancos, bem como aos tintos frescos mencionados acima.
Outros queijos brancos jovens, incluindo queijo cottage, são amplamente amigáveis ao vinho e se adequam a exemplos semelhantes. O queijo cottage levemente ácido tende a se adequar a um branco crocante. O fromage frais costuma ser usado em sobremesas com frutas, ou em pratos salgados onde os outros ingredientes são os que devem ser observados ao acompanhar o vinho.
Três escolhas principais:
- Sauvignon Blanc, Marlborough, Nova Zelândia;
- Chenin Blanc, Stellenbosch, África do Sul;
- Sauvignon Blanc, Columbia Valley, USA