Existe diferença entre Vinho Branco e Vinho Tinto?
O vinho existe há milhares de anos e tem sido principalmente um sinal de riqueza e prosperidade. No entanto, para alguns países, é um grampo de mesa especialmente para culturas carnívoras. Estudos também mostraram que os vinhos, principalmente os tintos e brancos, podem ter benefícios significativos para a saúde.
No ambiente social moderno de hoje, onde pessoas importantes e influentes têm que se sentar em intermináveis coquetéis, a apreciação do vinho foi além de um ou dois goles. Seja você um aspirante a conhecedor de vinhos (ou até mesmo de comida), ou apenas alguém que aprecia uma boa bebida ou duas, essas poucas informações sobre os vinhos mais populares lhe dariam uma mão quando você pegasse aquela taça de vinho.
Vamos dar uma olhada em duas das classes de vinhos mais procuradas: vinho tinto e vinho branco.
O que é vinho tinto?
Um dos vinhos mais populares por aí, o vinho tinto recebeu o nome de sua cor escura rica e aveludada, variando do violeta, vermelho ao marrom – o que indica a idade do vinho, desde os jovens, até os vinhos maduros e mais velhos. É feito a partir de uvas de cor escura, dos tipos preto e vermelho, e é processado junto com suas cascas.
Os vinhos tintos, normalmente envelhecidos em barricas de carvalho, costumam ter maior teor alcoólico. Desta forma, eles perdem seus tons frutados e, em vez disso, têm sabores suaves e de nozes. Eles vão bem com carnes magras, incluindo ensopados e aves. Para lanches, fica perfeito com queijos, pizzas, saladas e até chocolates.
O que é vinho branco?
O vinho branco é feito de uvas brancas, mas também há alguns feitos de uvas mais escuras. É de cor clara porque as peles são removidas antes da fermentação. Sem as cascas, o vinho branco é mais doce que o vinho tinto.
Os vinhos brancos são tipicamente envelhecidos em cubas de inox que reduzem a oxidação, preservando assim o seu sabor natural floral e frutado. Refrescantes e leves, os vinhos brancos são bons antes, entre e após as refeições. Acompanha bem pratos leves como peixe, camarão e legumes. E por causa de seu sabor ácido, frutado e aroma, também é ideal para cozinhar.
Quais são as diferenças entre vinhos tintos e brancos?
Além da óbvia diferença de cor, há o tipo de uva utilizada, o sabor e a forma como os vinhos são feitos. Os vinhos brancos têm principalmente sabor seco, crocante e frutado. Enquanto os vinhos tintos tendem a ter sabor rico e amargo.
Mas a principal diferença está no processo de fabricação do vinho. Os vinhos brancos são fermentados sem as cascas das uvas, dando-lhes um sabor leve e doce. As cascas, engaços e sementes são removidos antes da prensagem e fermentação. As cascas também dão cor ao vinho, por isso os vinhos brancos têm uma cor mais clara e os tintos têm tons mais escuros.
O vinho tinto é esmagado junto com as cascas e sementes antes da fermentação, o que o torna mais ousado e amargo. E como as cascas são misturadas com seu suco e vão direto para as cubas, demoram muito mais para amadurecer.
E enquanto os tintos e brancos têm compostos saudáveis, os vinhos tintos são conhecidos por terem mais benefícios para a saúde. Isso ocorre porque a maioria das coisas boas e saudáveis é encontrada na pele e nas sementes. Uma grande diferença é que apenas o vinho tinto possui reservatrol, conhecido por ajudar nos níveis de colesterol e na prevenção de coágulos sanguíneos. Assim, sabe-se que, se bebidos com moderação, os vinhos tintos podem fazer bem ao coração.
Embora seja comum usar uvas pretas ou tintas para fazer vinho tinto e uvas brancas para fazer vinhos brancos, existem algumas uvas tintas usadas para vinhos brancos e vice-versa. Um exemplo é o vinho branco espumante Blanc de Noirs, que usa uvas tintas Pinot, e o Orange Wine, que usa uvas brancas, mas é processado e tem gosto de vinho tinto.
Quais são algumas variedades populares de vinho tinto?
Os vinhos tintos são frequentemente classificados por como se sentem na boca, ou tipo de corpo – corpo leve, corpo médio e encorpado. Eles tendem a ser amargos, com um sabor enrugado na boca por causa do tanino composto da planta encontrado na casca e nas sementes da uva. Eles vão muito bem com qualquer carne, queijo e chocolates.
- Leve: vinhos tintos como Pinot Noir, acompanha bem legumes, mariscos, sushi ou salmão, aves e carnes bovinas e quaisquer carnes. Considerado um dos vinhos tintos mais leves, tem um toque sedoso e suave e tons leves e frutados como framboesa ou amora.
- Corpo médio: vinhos tintos doces como o America's Merlot são perfeitos com um prato de carnes brancas e vermelhas defumadas picantes e queijos duros. derrubar qualquer coisa com ele.
Outra ótima opção nesta classe é o Syrah como é chamado na França, ou Shiraz como é chamado na Austrália. É uma bebida divertida, picante e ousada com notas de amora. Com seu sabor defumado e carnudo, é um delicioso par com um prato de carnes salgadas e picantes e queijos.
- Saboroso e encorpado: tintos secos como Cabernet Sauvignon são parceiros perfeitos com carnes gordurosas, queijos e refeições inteiras, incluindo sobremesas. Imperdível em todas as refeições, tem tons picantes de groselha e cerejas. Tem a maior sensação de tanino na boca e teor alcoólico que dá uma impressão tão forte nos sentidos.
Outros vinhos tintos deliciosos para experimentar:
- Se você está indo para o vinho tinto doce com aquele chute de álcool, então o frutado Zinfandel é para você. Com seus tons de morango picantes, é a combinação perfeita para pizza, massas, costelas de porco de churrasco e carnes de curry picantes.
- Os sabores de ameixa defumada ou cereja Malbec da França e da Argentina combinam bem com carnes mais magras, como bifes ou comida picante mexicana ou indiana.
- A uva vermelha da Itália Sangiovese vai brincar com o seu paladar, com seu sabor bem terroso e notas de cereja, é uma boa combinação com pizza e massas.
- Ou outro favorito italiano, os fortes sabores de tanino ácido de Nebbiolo para acompanhar banquetes pesados de carne de caça gordurosa como ganso, pato e javali.
Quais são algumas variedades populares de vinho branco?
Alguns vinhos brancos são muito populares entre os entusiastas do vinho, mas na verdade existem muitas variedades por aí. Há uma grande variedade de sabores para escolher para o paladar exigente. Os vinhos brancos são excelentes não só com peixes e frutas, mas também com aves e porcos. Vamos dar uma olhada nos mais populares e como melhor apreciá-los.
- Cheio e rico: brancos como Chardonnay costumam acompanhar frango grelhado, legumes cozidos, mariscos, pães e massas à base de tomate. Inegavelmente um dos vinhos brancos mais populares com seu sabor cítrico ou amanteigado, este vinho francês chegou às vinícolas californianas e australianas na década de 1960.
- Leve e seco: vinhos brancos como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio combinam bem com refeições leves e aperitivos como saladas frescas, peixes e cremes.
Fresco e refrescante, o Sauvignon Blanc da França tem sabor e aroma diferentes dependendo do clima da região de onde veio. De sabor doce a gramíneo, e aromas florais a frutados, pode melhorar o sabor de alimentos levemente aromatizados.
O Pinot Gris amarelo dourado, também conhecido como Pinot Grigio, da França, tem sabor intenso e picante; enquanto o tipo italiano é mais leve e ácido.
- Brancos doces como o Riesling da Alemanha são ótimos para comida de festa e aperitivos como pratos de queijo, massas cremosas, pães e carnes defumadas. Este vinho branco altamente popular tem um sabor e aroma frutado de maçã crocante.
Há também outros vinhos brancos que merecem destaque:
- Semillon da França com seu sabor doce de figo é outro vinho branco seco e doce favorito.
- Viognier da França, Austrália ou Califórnia com seu corpo cheio, mas sabor tropical e picante suave.
- Chenin Blanc seco da França com notas de maçã e mel.
- Vinho de sobremesa, Pinot Blanc semi-seco da França com seus sabores de nozes doces, crocantes e refrescantes.
Vinhos tintos e vinhos brancos são diversos em sabor e aroma, e há pelo menos um para quem aprecia as complexidades desta maravilhosa bebida alcoólica.